O vereador Evandro Moschem (PMDB) apresentou Moção de Congratulações ao POE - Pelotão de Operações Especiais do 1° BPAT - Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas pela passagem dos 10 anos de fundação. A proposta foi aprovada, de forma unânime, na sessão ordinária de segunda-feira (21).

A entrega da honraria será no dia 04 de abril durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

Instituído em 2006, depois da formatura da 1º turma de soldados formada pelo Batalhão Turístico, no começo de março, o comando resolveu ao invés de destinar um Policial Militar para cada cidade, implantar um pelotão que atendesse toda a área de atuação da Unidade. A turma dos 16 alunos soldados formou o embrião do que é hoje o Pelotão de Operações Especiais. No dia 04 de março daquele ano o Pelotão foi estruturado e no dia 06 já estava nas ruas.  Na sequência, o POE foi sendo reforçado com Sargentos e Soldados mais antigos, para que fosse unindo juventude e experiência. Com um treinamento diferenciado, o pelotão está presente no policiamento dos eventos da região.  Na área do 1º BPAT, podemos destacar a presença no policiamento em eventos de porte nacional e internacional. Em Gramado: o Natal Luz, Festival de Cinema; em Canela: Festival Nacional da Música; em Nova Petrópolis: Festival Internacional de Folclore; São Francisco de Paula: Colheita da Macela e Festa do Pinhão; em Igrejinha: Oktoberfest; entre outros.  O Pelotão de Operações Especiais também realiza várias operações em bares, casas noturnas, revista em presídios, barreiras de fiscalização e abordagens. Com o diferencial de estar sempre pronto para ser acionada a qualquer momento, para alguma situação mais delicada em qualquer cidade da área do Batalhão.  Entre as ocorrências de repercussão com a importante participação do POE, pode ser destacado o assalto ao Banco Banrisul, em 2006, e o sequestro em 2009, ambos em Gramado e com desfechos positivos.  Além dessa bagagem adquirida ao longo destes quatro anos, o POE do 1º BPAT, conta com a experiência de Policiais Militares que fizeram parte da tropa da Força Nacional de Segurança. Convocados para trabalhar, puderam aprimorar conhecimentos, através de um aprendizado com treinamentos e atuações do dia a dia, técnicas e táticas com instrutores das principais tropas de elite do Brasil. Experiência que hoje é compartilhada com os colegas e está a serviço da nossa comunidade.

Data de publicação: 24/03/2016