RSS Gramado - RS Notícias de Gramado/RS Sun, 03 Mar 2024 15:18:40 -0300 Sun, 03 Mar 2024 15:18:40 -0300 Visaoi https://gramado.rs.leg.br/rss Câmara de Vereadores continua com campanha Hashtag Gramado de Ecobag Fri, 01 Mar 2024 11:55:07 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10376/?camara-de-vereadores-continua-com-campanha-hashtag-gramado-de-ecobag.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10376/?camara-de-vereadores-continua-com-campanha-hashtag-gramado-de-ecobag.html A campanha Hashtag Gramado de Ecobag, lançada em setembro de 2023 pela Câmara de Vereadores de Gramado, continua! A ação visa conscientizar a comunidade sobre a redução do uso de sacolinhas plásticas e estimar o debate entorno deste tema no município.
Desde o seu lançamento, a iniciativa tem ganhado adesão significativa da comunidade, que vem até a Casa do Povo retirar sua sacola retornável. Para participar da campanha, basta se dirigir ao Legislativo para retirar sua ecobag, tirar uma foto, postar nas suas redes e marcar a hashtag da campanha: #gramadodeecobag – mencionando o perfil do Legislativo no Instagram. É entregue somente uma sacola por pessoa.
]]>
TV Câmara terá programação especial com vereadoras que passaram pelo Legislativo Fri, 01 Mar 2024 11:52:27 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10375/?tv-camara-tera-programacao-especial-com-vereadoras-que-passaram-pelo-legislativo.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10375/?tv-camara-tera-programacao-especial-com-vereadoras-que-passaram-pelo-legislativo.html Mulheres que já ocuparam o cargo de vereadora no Legislativo de Gramado e também atuais parlamentares na Casa serão as entrevistadas da TV Câmara na próxima semana em alusão às ações do Dia Internacional da Mulher.
Na quarta, dia 6, as entrevistadas serão a ex-vereadora de Gramado Iria Souza Pinto e a atual titular da cadeira do PSDB no Legislativo, a suplente Margarete Tibes Tegner. Na quinta, 7, as entrevistadas serão a ex-vereadora Manoela da Costa Moschem, conhecida como Manu, e a atual vereadora do Progressistas, Rosi Ecker Schmitt. O tema que norteará as entrevistas será a importância da representatividade feminina na política.
A programação especial também contará com a participação especial de Marisa Formolo Dalla Vecchia, autora do livro "Por que Somos Poucas?" e ex-vice prefeita de Caxias do Sul. A exibição com Marisa vai ao ar na terça-feira, dia 5. Ela ocupará o espaço inicial da sessão ordinária de segunda-feira e aproveitará a passagem por Gramado para gravar um bate-papo para a TV.
Todos os programas serão exibidos às 17 horas e terão transmissão pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara. A programação integra as ações do movimento He for She – Eles por Elas, aderido pela Câmara de Gramado em 2021, assumindo o compromisso de estimular debates e reflexões sobre a igualdade de gênero.

Programação Especial TV Câmara
Semana da Mulher

Dia 5 de março - terça-feira
Convidada: Marisa Formolo (Ex-vice-prefeita de Caxias do Sul e autora do livro "Por que Somos Poucas?")

Dia 6 de março – quarta-feira
Convidadas: Iria Souza Pinto (empresária, voluntária e ex-vereadora)
Margarete Tibes Tegner (empresária e vereadora suplente em exercício pelo PSDB)

Dia 7 de março – quinta-feira
Convidadas: Manoela da Costa Moschem (empresária e ex-vereadora)
Rosi Ecker Schmitt (vereadora em exercício pelo PP)
TEMA: Trajetória política e a representatividade feminina na política
]]>
Galeria Maria Helena Dechsler receberá obras de 21 artistas mulheres no mês de março Thu, 29 Feb 2024 15:40:20 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10374/?galeria-maria-helena-dechsler-recebera-obras-de-21-artistas-mulheres-no-mes-de-marco.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10374/?galeria-maria-helena-dechsler-recebera-obras-de-21-artistas-mulheres-no-mes-de-marco.html A Galeria Municipal de Artes Maria Helena Drechsler de Oliveira, na Câmara de Vereadores de Gramado, recebe uma exposição especial no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A exposição "Mulheres Artistas de Gramado" será montada nesta sexta-feira, dia 1º, e seguirá até o final do mês com obras de 21 artistas da cidade.
Estarão expostas diferentes técnicas como: pintura a óleo, pintura acrílica, aquarela, escultura, fotografia, mosaico, bordado, batik e colagem e patchwork. A exposição é uma realização do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e integra as ações especial da Semana da Mulher na Casa e o movimento He for She (Eles por Elas).

ARTISTAS PARTICIPANTES
Laura Kessler
Vera Schwingel
Bel Porazza
Lourdes Abreu
Neusa B. Santarrosa
Lúcia Bein
Elizabeth Bado
Yas
Rita Gil
Danya Maria Saueressig
Eni da Rosa Scur
Tamara Hausmann
Débora Fraga
Neka Parmegiani
Marilei Andreis
Sonia Schlee
Patricia Viale
Daiene Cliquet
Kira Luá
Maria Joaquina Silveira Souza Gomes
Ana Birnbaum
]]>
Saúde apresenta números em audiência pública na Câmara de Vereadores Wed, 28 Feb 2024 16:16:07 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10373/?saude-apresenta-numeros-em-audiencia-publica-na-camara-de-vereadores.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10373/?saude-apresenta-numeros-em-audiencia-publica-na-camara-de-vereadores.html A Câmara de Vereadores de Gramado recebeu nesta terça-feira, dia 27, uma audiência pública da Secretaria da Saúde. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, Neri da Farmácia (Progressistas). Participaram, ainda, os vereadores Cícero Altreiter e Rodrigo Paim, ambos do MDB.
A apresentação dos números da pasta foi exibida pelo secretário da Saúde, Jeferson Moschen, e o diretor do Hospital Arcanjo São Miguel, Carlos Gober Libardi, que também tiraram dúvidas dos parlamentares e público presente sobre a situação financeira e de atendimento da Secretaria e da casa de saúde.
Jeferson destacou que o investimento da Administração Municipal em saúde durante o ano de 2023 foi de R$ 72 milhões, valor que representa 25% do orçamento anual. Alguns números que se destacam são os 12 mil pacientes transportados em viagens intermunicipais para realização de procedimentos, os mais de 120 mil atendimentos distribuídos nas especialidades de clínico geral, ginecologista, pediatra e cirurgião dentista, os mais de 9,5 milhões de medicamentos dispensados gratuitamente e as 2 mil castrações de cães e gatos, procedimento que está com a fila zerada no município.
Nos dados do São Miguel, foi apresentado que o hospital realizou 4,9 mil cirurgias e realizou mais de 48 mil atendimentos de urgência e emergência. "Neste ano, temos o desafio de concluir o pagamento do Hospital Arcanjo São Miguel", disse Gober. A audiência pode ser assistida na íntegra no canal do Youtube da Câmara de Vereadores.

AUDIÊNCIA DAS METAS FISCAIS
Nesta quarta, 28, às 14 horas, acontecerá audiência pública da Secretaria da Fazenda para apresentação das Metas Fiscais do 3º quadrimestre. No encontro, o Legislativo receberá a secretária responsável pela pasta, Sônia Molon, e o adjunto Mauricio Selau. As audiências serão abertas à comunidade e terão transmissão ao vivo.

Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado
Texto com informações da Secretaria da Saúde/Ascom Prefeitura
]]>
Eles por Elas: sessão da Câmara contará com momento especial em alusão ao Dia da Mulher Wed, 28 Feb 2024 16:14:01 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10372/?eles-por-elas-sessao-da-camara-contara-com-momento-especial-em-alusao-ao-dia-da-mulher.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10372/?eles-por-elas-sessao-da-camara-contara-com-momento-especial-em-alusao-ao-dia-da-mulher.html A Câmara de Vereadores de Gramado prepara ações especiais para a próxima semana em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Por isso, a sessão da próxima segunda-feira, dia 4, contará com uma manifestação especial da escritora Marisa Formolo Dalla Vecchia. Ela é doutora em Educação pela UFRGS, foi vice-prefeita de Caxias do Sul de 1997 a 2000 e deputada estadual entre 2007 e 2015.
Autora do livro "Por que Somos Poucas?", este será o tema que irá nortear a fala de Marisa, no início da sessão ordinária. Além disso, a convidada participará da TV Câmara que será exibida na terça-feira, dia 5, às 17 horas, falando um pouco da sua trajetória política e sobre a importância da representatividade feminina neste meio.
A participação especial de Marisa integra as ações do movimento He for She – Eles por Elas, aderido pela Câmara de Gramado em 2021. "Desde então, a Casa Legislativa assumiu o compromisso de estimular debates e reflexões sobre a igualdade de gênero. Será uma semana em que vamos reafirmar ainda mais o quanto esta pauta é importante, urgente e necessária", declara o presidente da Câmara, Cícero Altreiter (MDB).
]]>
Patrão do CTG Manotaço usa Tribuna do Povo para prestação de contas Wed, 28 Feb 2024 09:04:55 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10371/?patrao-do-ctg-manotaco-usa-tribuna-do-povo-para-prestacao-de-contas.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10371/?patrao-do-ctg-manotaco-usa-tribuna-do-povo-para-prestacao-de-contas.html Fernando Gusen, patrão do CTG Manotaço, utilizou o espaço da Tribuna do Povo durante a 2ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, nesta segunda-feira, 26. Na ocasião, ele apresentou uma prestação de contas do Centro Tradicionalista. Gusen destacou o compromisso de transparência ao disponibilizar uma cópia da prestação de contas. Ressaltou que o termo de fomento firmado entre o Poder Executivo e o CTG foi pioneiro nos festejos farroupilhas e contribuiu para uma semana culturalmente rica em Gramado.
Apesar de reconhecer a necessidade de melhorias na divulgação local dos eventos, Gusen ressaltou o forte envolvimento cultural e gastronômico, resultando em uma avaliação final satisfatória da última edição da Semana Farroupilha.
Quanto aos números financeiros, foram aprovados R$ 118 mil para os festejos farroupilhas de 2023, sendo parte proveniente do Governo do Estado e parte da Prefeitura. Segundo o patrão, o evento único no ano passado destacou-se como um dos melhores em anos, com impacto positivo na economia local.
Além disso, o patrão mencionou o sucesso do recente rodeio, que movimentou significativamente a economia local. Todos os custos foram cobertos pela receita do próprio evento, gerando lucro e impulsionando a economia de Gramado. Visitantes de diversos estados contribuíram para o aumento do turismo na região, evidenciando o potencial econômico dos eventos tradicionalistas.
Finalizando, Fernando trouxe dados da Feevale em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado que revelaram que os rodeios movimentaram mais de 2 bilhões de reais no RS em 2023, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. “Esses números demonstram o impacto positivo e a relevância dos eventos campeiros para a economia regional”, concluiu.
]]>
Câmara autoriza repasse de até R$ 30 mil para Associação Hajime Tue, 27 Feb 2024 16:28:52 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10370/?camara-autoriza-repasse-de-ate-r-30-mil-para-associacao-hajime.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10370/?camara-autoriza-repasse-de-ate-r-30-mil-para-associacao-hajime.html A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 26, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 8/2024, que autoriza o Município de Gramado a contribuir financeiramente com a Associação Hajime.
O Executivo Municipal fica autorizado, portanto, a transferir recursos financeiros para a entidade no valor de até R$ 30 mil reais, oriundos da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, para a realização do projeto "Lutando por um sonho".
]]>
Câmara autoriza contratação temporária de assistentes de eventos e administrativos Tue, 27 Feb 2024 16:27:28 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10369/?camara-autoriza-contratacao-temporaria-de-assistentes-de-eventos-e-administrativos.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10369/?camara-autoriza-contratacao-temporaria-de-assistentes-de-eventos-e-administrativos.html A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 26, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 6/2024, que autoriza a contratação temporária, por excepcional interesse público, de até dois assistentes de eventos e de até três assistentes administrativos para a autarquia municipal Gramadotur.
A seleção ocorrerá através de Processo Seletivo Simplificado e as contratações serão realizadas por até dois anos. Ambos os cargos, segundo o PLO, preveem 40 horas semanais com remuneração de R$ 3.805,84. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
]]>
Veja os pedidos de providência e informação feitos pelos vereadores na 2ª sessão ordinária de 2024 Tue, 27 Feb 2024 11:09:32 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10368/?veja-os-pedidos-de-providencia-e-informacao-feitos-pelos-vereadores-na-2a-sessao-ordinaria-de-2024.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10368/?veja-os-pedidos-de-providencia-e-informacao-feitos-pelos-vereadores-na-2a-sessao-ordinaria-de-2024.html Professor Daniel (PT)
Pedido de informação: o vereador solicitou através do pedido n.º 005/2024, informações sobre os medicamentos em falta na farmácia municipal, no pedido o vereador solicita a lista de medicamentos que estão em falta na farmácia municipal, o motivo da falta e qual o prazo para normalizar essa situação.
Leia na íntegra: https://encr.pw/xC0Zl

Pedido de informação: Daniel também solicitou pelo INF n.º 006/2024, informações, sobre o imóvel adquirido pela Prefeitura de Gramado, no Bairro Várzea Grande, cuja destinação será uma Escola de Educação Infantil. No pedido o vereador solicita o valor pago pelo município, a avaliação do valor do imóvel e a forma de pagamento e quem eram os proprietários.
Confira o pedido: https://encr.pw/LbhH8


Joel Reis (Progressitas)
Pedido de providências: Joel solicitou através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 015/2024, a instalação de iluminação no novo viaduto da Várzea Grande, em toda a extensão do viaduto que conecta a rodovias ERS 115 com a Av. do Trabalhador.
Leia na íntegra: https://acesse.dev/M5KxH

Pedido de providências: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, pelo PRO n.º 016/2024, a poda e remoção de árvores caídas na Rua Quinze de Outubro, Nº 200, localizada no Bairro Vale dos Pinheiros, no mesmo pedido Joel solicitou também como a limpeza do terreno baldio em frente ao referido endereço. Conforme Joel os protocolos estão abertos no fala cidadão há muito tempo aguardando providências.
Saiba mais sobre o pedido: https://acesse.dev/Hznnd

Pedido de providências: Joel solicita, através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 021/2024, para que seja feita a coleta de lixo verde resultante de podas ao longo de toda a extensão da Rua Gralha Azul, localizada no Bairro Dutra.
Leia na íntegra: https://l1nq.com/VBZwi

Pedido de providências: o vereador também solicitou para o Bairro Vale dos Pinheiros, através do PRO n.º 022/2024, para que seja realizado de forma urgente, o problema de escoamento de água no final da rua e nas calçadas ao longo de toda a sua extensão da Rua 15 de Novembro.
Pedido de providências: Joel solicitou através do PRO n.º 026/2024, a poda dos pinheiros que estão encostando na rede elétrica na Rua 12 de Junho, próximo ao Nº 421, Bairro Vale dos Pinheiros.
Acompanhe o pedido: https://encr.pw/ZWK0Y

Cícero Altreiter (MDB)
Pedido de providências: o vereador solicitou ao Poder Executivo Municipal, através do PRO n.º 018/2024, o estudo de viabilidade para a colocação de quebra-molas junto a Rua Amazonas, Bairro Dutra, entre os números 488 e 526. Conforme Cícero, os veículos que ali transitam costumam andar em velocidade incompatível com a via.
Pedido de providências: Cícero também solicitou ao Executivo, pelo PRO n.º 019/2024, a recuperação (patrolamento) da Rua Nestor Lain, Bairro Várzea Grande. Conforme o vereador, as condições daquela via se encontram demasiadamente precárias, fazendo-se necessário, além do serviço de patrolamento, a colocação de britas ou material compatível para que a rua se torne segura aos seus usuários.
Leia na íntegra: https://acesse.dev/VYJDf

Pedido de providências: o vereador solicitou também ao Executivo Municipal, através do PRO n.º 020/2024, a recuperação (patrolamento) da Rua Campestre do Tigre, localizada no Bairro Campestre do Tigre. Conforme Cícero, a via está em condições muito precárias.
Acompanhe o pedido: https://l1nq.com/OLRSf

Rodrigo Paim (MDB)
Pedido de providências: Paim solicitou através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 023/2024, um estudo de viabilidade para a instalação de um redutor de velocidade (quebra-molas) ou medida apropriada, na Rua Dona Francisca, no Bairro Carniel. Segundo o vereador o pedido é uma reivindicação dos moradores, pois os motoristas trafegam em velocidade acima do limite, colocando em risco a vida das pessoas que ali circulam.
Leia na íntegra: https://acesse.dev/swAGE

Pedido de providências: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, pelo PRO n.º 024/2024, o estudo de viabilidade para construção de passeio público (calçada) junto ao Lago. Conforme Paim, a melhoria servirá para a comunidade utilizar como forma de lazer e bem-estar o espaço público.
Saiba mais sobre o pedido: https://encr.pw/pks0a

Pedido de providências: Paim também solicita, através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 025/2024, a fiscalização e o cumprimento da Lei n°701/83 nos imóveis em estado de abandono no Bairro. Segundo o vereador, a comunidade está preocupada, que os mesmos acabem sendo criadouros de ratos, cobras e outros colocando em risco os demais moradores.
Leia na íntegra: https://l1nq.com/4KBRL

]]>
Cargo de tesoureiro da Prefeitura passará a exigir somente Ensino Médio Tue, 27 Feb 2024 09:25:30 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10367/?cargo-de-tesoureiro-da-prefeitura-passara-a-exigir-somente-ensino-medio.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/10367/?cargo-de-tesoureiro-da-prefeitura-passara-a-exigir-somente-ensino-medio.html Foi colocado em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 26, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1/2024 que altera dispositivo da Lei nº 2.914, de 2011, que dispõe sobre a implantação do Plano de Carreira, estabelece o Quadro de Cargos, Vencimento e Funções Públicas do Município. A proposição altera os requisitos do cargo de tesoureiro, passando a exigir somente Ensino Médio completo.
De acordo com o Executivo Municipal, proponente da matéria, a exigência de formação em técnico em contabilidade não se justifica para o cargo de tesoureiro, visto que a atuação do tesoureiro não é no setor contábil e sim no setor financeiro. "Em pesquisa recente em outros municípios, a exigência para este cargo pede apenas nível médio, visto que as atribuições do cargo são muito específicas, mais ligadas a área financeira e tributária e não contábil, razão pela qual formação técnica em contabilidade pouco agrega na execução das tarefas. Também a oferta de cursos de técnico em contabilidade é reduzida e dificulta muito a disponibilidade de profissionais no mercado", aponta a justificativa.
O PLO recebeu 5 votos favoráveis dos vereadores do Progressistas Joel Reis, Rosi Ecker Schmitt, Neri da Farmácia e Volnei da Saúde, e do vereador do PSDB, Celso Fioreze. Os três votos contrários foram dos vereadores Professor Daniel (PT), Simone Dinnebier (MDB) e Rodrigo Paim (MDB).
]]>