RSS Gramado - RS Notícias de Gramado/RS Mon, 17 Jun 2019 07:49:05 -0300 Mon, 17 Jun 2019 07:49:05 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://gramado.rs.leg.br/rss Câmara foi palco de debate sobre reforma da previdência Fri, 14 Jun 2019 14:24:34 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7263/?camara-foi-palco-de-debate-sobre-reforma-da-previdencia.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7263/?camara-foi-palco-de-debate-sobre-reforma-da-previdencia.html Câmara foi palco de debate sobre reforma da previdência

 

Na noite de ontem (13), aconteceu na Câmara Municipal debate público sobre a Reforma da Previdência 2019. O evento foi no plenário Julio Floriano Petersen e esta sendo organizado pelo gabinete do vereador Professor Daniel, com apoio da Câmara Municipal de Gramado, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Canela Gramado, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares e Sindicato dos Metalúrgicos de Canela e Região.

Na oportunidade debaterão o tema Jair Soares, Josué Martins e Anne Grahl Muller, que também responderam perguntas da comunidade. 

]]>
Comissão de Legalidade libera um projeto Thu, 13 Jun 2019 15:02:29 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7262/?comissao-de-legalidade-libera-um-projeto.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7262/?comissao-de-legalidade-libera-um-projeto.html Comissão de Legalidade libera um projeto

 

A Comissão de Legalidade e Redação Final representada pelos vereadores Luia Barbacovi (Progressistas), Renan Sartori (MDB) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), esteve reunida hoje (13), na Sala da Democracia, na Câmara Municipal, para analisar os projetos que tramitam na Casa.

Aprovado para tramitar

- PLL 022/2019 - Altera dispositivo da Lei nº 3.623 de 26 de fevereiro de 2018.

A proposta de autoria da vereadora Manu da Costa altera dispositivo da Lei no 3623 de 26 de fevereiro de 2018, que institui a ficha limpa na nomeação de servidores a cargos comissionados ou designação de funções gratificadas no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo e do Poder Legislativo, e dá outras providências. Assim sendo, os que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiada desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, por crime contra a mulher, através de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei Federal nº 11.340 de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha, não poderão ser nomeados para Cargos Públicos Municipais em comissão, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, sejam eles Secretários Municipais, ocupantes de cargos de chefia, assessoramento ou direção, bem como aqueles que recebam função gratificada. A proposta foi aprovada pela Comissão e esta liberada para análise do Plenário.

Aguardando tramitação

- PLO 004/2019 - Institui a Operação Urbana Consorciada Vila Suíça, e dá outras providências.

Foram solicitados ao Poder Executivo, informações sobre algumas questões, bem como documentos. A Prefeitura informou que fará reuniões, sendo que algumas já foram promovidas e outras acontecem nos próximos dias, para deliberar sobre a proposta. Conselhos, moradores e investidores estão sendo consultados. A Comissão ressalta que o projeto está parado por não ter recebido a nova redação do Executivo, que trabalha no texto, para agilizar essa demanda uma reunião será agendada com o Prefeito Municipal.

- PLO 017/2019 - Altera dispositivo da Lei Municipal 2.351, de 18 de agosto de 2005, que dispõe sobre o parcelamento do solo no município de Gramado, revoga leis municipais em contrário e dá outras providências.

A proposta altera a lei, no que tange o parcelamento do solo, na forma de loteamento, já implantados ou em fase de implantação, ou que tenham os projetos aprovados, poderão mudar sua destinação para loteamento fechado ou condomínio de lotes por unidade autônoma, desde que cumpram, integralmente, o estabelecido no projeto. Assim sendo, a nova alteração destaca que será permita a manutenção das guaritas com cancelas aos loteamentos abertos que já as possuam e que estejam em processo de enquadramento como loteamento de Acesso Controlado, assumindo suas respectivas associações, em contrapartida, a inteira responsabilidade pela coleta de lixo, pela manutenção da iluminação pública, das ruas e passeios públicos, e, ainda, a manutenção, conservação e vigilância do esgotamento sanitário nos limites das suas fronteiras ficando o Poder Público Municipal desonerado do préstimo de tais serviços a partir da área onde é feito o controle de acesso ao público. A proposta teve de audiência pública e a Comissão enviou ofício e ata para que o Executivo dê o encaminhamento final do projeto. Dessa forma aguarda-se retorno.

- PLO 023/2019 - Altera dispositivos da Lei Complementar n. 01, de 08 de maio de 2018, que institui o Código de Posturas do Município de Gramado.

A proposta que altera o Código de Posturas não possui parecer jurídico. Ainda, será motivo de audiência pública a ser realizada no dia 18 de junho pela Comissão de Mérito. 

- PLL 016/2019 - Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Gramado, e dá outras providências.

O intuito do Projeto de Lei proposto pelo vereador Rafael Ronsoni e pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci é proibir o uso de fogos de artificio com estampido e que causam poluição sonora. A queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada. Dezenas de mortes, enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, acontecem na passagem do ano, porque o barulho excessivo para os cães é insuportável, muitas vezes enlouquecedor. Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico. Em humanos, o lançamento de fogos de artifícios pode causar, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, frente a cemitérios e funeral, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco. O barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas. Ainda, destacam no projeto que estes artefatos podem causar danos irreversíveis às pessoas que os manipulam. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 7000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos. Os atendimentos hospitalares decorrentes dividem-se da seguinte forma: 70% provocados por queimaduras, 20% por lesões com lacerações e cortes; e 10% por amputações de membros superiores, lesões de córnea, perda de visão, lesões do pavilhão auditivo e até perda de audição. Os proponentes também enfatizam que a proposição não objetiva acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais. O benefício do espetáculo dos fogos de artifício é visual e é conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista. O projeto não tem orientação jurídica. Audiência pública para debater o assunto com a comunidade será realizada no dia 18 de junho pela Comissão de Mérito. 

]]>
Renan pede estudo para captação do ICMS Ecológico Wed, 12 Jun 2019 10:13:56 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7261/?renan-pede-estudo-para-captacao-do-icms-ecologico.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7261/?renan-pede-estudo-para-captacao-do-icms-ecologico.html Renan pede estudo para captação do ICMS Ecológico

Não trata-se de novo imposto, mas de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS

O vereador Renan Sartori (MDB) identificado sempre com questões ambientais, apresentou ao Executivo Municipal, indicação onde requer estude a viabilidade para que o Município possa captar recursos financeiros do ICMS Ecológico.

“O ICMS Ecológico é um incentivo para que os municípios desenvolvam ações em relação ao meio ambiente, através do envio de recursos do ICMS. Salienta-se que o ICMS Ecológico, agregando valor econômico a atividades de proteção ambiental, tem contribuído para ampliar as iniciativas dos municípios na conservação de espaços naturais e no saneamento ambiental, bem como para desenvolver e articular a gestão ambiental municipal e estadual”, explicou.

ICMS Ecológico – Saiba mais!

A ideia de pagamento por serviços ambientais é remunerar aquele que, direta ou indiretamente, preserva o meio ambiente. Isso significa recompensar quem ajuda a conservar ou produzir serviços ambientais mediante a adoção de práticas que privilegiem a manutenção de biomas. Para que esse novo mercado faça sentido, naturalmente a preservação do meio ambiente deve gerar mais benefícios econômicos do que a sua destruição. Nesse contexto está o ICMS Ecológico.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.

]]>
Rosi apresenta cinco pedidos à Prefeitura Wed, 12 Jun 2019 10:12:06 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7260/?rosi-apresenta-cinco-pedidos-a-prefeitura.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7260/?rosi-apresenta-cinco-pedidos-a-prefeitura.html Rosi apresenta cinco pedidos à Prefeitura

 

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou cinco propostas ao Executivo, sendo dessas duas indicações, um pedido de informação e dois de providências.

- Solicita ao Executivo Municipal estudo de viabilidade para executar a pintura das vagas de estacionamento no Terminal Rodoviário do Bairro Várzea Grande.

“O espaço é utilizado por motoristas para estacionar seus veículos, o que acontece é que muitos motoristas colocam os seus veículos ocupando o lugar de duas vagas, sendo assim, acaba dificultando o estacionamento para alguns usuários, portanto a pintura de vagas de estacionamento melhoraria esta situação”, disse.

- Solicita ao Poder Executivo Municipal, que através da Secretaria competente realize estudo de viabilidade para construção de um abrigo na parada de ônibus na Rua Pingo de Ouro, no Bairro Várzea Grande, neste município, em frente ao n° 309.

“Considerando que há uma real necessidade da comunidade local, pois muitos moradores aguardam o transporte público no tempo em dias de chuva”, falou.

- Solicita ao Poder Executivo, informações acerca de como está o andamento para a realocação do Conselho Tutelar para a nova sede no Município de Gramado.

“A Sede onde os Conselheiros estão atualmente está precária para a prestação do serviço, bem como a estrutura não está adequada para fazer os atendimentos necessários, por isso faço essa proposição e aguardo retorno efetivo”, destacou.

- Solicita ao Poder Executivo, o recapeamento asfáltico na Rua Pedro Carlos Franzen, no loteamento Villagio.

“A rua está com muitos buracos em toda sua extensão, dificultando o bom fluxo da via, e trazendo riscos para motoristas e pedestres por isso a propositura justifica-se”, enfatizou.

- Reitera pedido ao Executivo Municipal, solicitando para que seja feito a revisão nas placas de sinalização de ruas dentro do município e colocação nas vias

 que não possuem este equipamento.

“Muitas placas hoje estão ilegíveis e partes das ruas não possuem sinalização, prejudicando serviços como correio, entrega de transportadores bem como por ser uma cidade turística dificulta o visitante de se localizar”, justificou. 

]]>
Pauta Reunião das Comissões Permanentes Tue, 11 Jun 2019 17:00:56 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7259/?pauta-reuniao-das-comissoes-permanentes.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7259/?pauta-reuniao-das-comissoes-permanentes.html Pauta Reunião das Comissões Permanentes

12/06/2019

13/06/2019

 

 

 

1) Comissão de Legislação e Redação Final - quinta-feira - 09h;

 

2) Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social – quarta-feira - 16h.

 


Projetos:

 

- PLO 004/2019 - Institui a Operação Urbana Consorciada Vila Suíça, e dá outras providências.

 

- PLO 016/2019 - Autoriza o Município de Gramado a desafetar e alienar imóvel de sua propriedade, e dá outras providências.

 

- PLO 017/2019 - Altera dispositivo da Lei Municipal 2.351, de 18 de agosto de 2005, que dispõe sobre o parcelamento do solo no município de Gramado, revoga leis municipais em contrário e dá outras providências.

 

- PLO 023/2019 - Altera dispositivos da Lei Complementar n. 01, de 08 de maio de 2018, que institui o Código de Posturas do Município de Gramado.

 

- PLL 015/2019 - Altera o artigo 2° da Lei n° 3.338 de 12 de Dezembro de 2014.

 

- PLL 016/2019 - Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Gramado, e dá outras providências.

 

- PLL 020/2019 – Institui o Dia Municipal da Bíblia no Município de Gramado.

 

- PLL 022/2019 - Altera dispositivo da Lei nº 3.623 de 26 de fevereiro de 2018

]]>
APASG reúne-se com os Vereadores Tue, 11 Jun 2019 11:23:28 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7258/?apasg-reune-se-com-os-vereadores.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7258/?apasg-reune-se-com-os-vereadores.html APASG reúne-se com os Vereadores

Projeto de alteração do índice do imposto é tema

 

A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) esteve reunida ontem (10), com os Vereadores e Secretários da Fazenda e de Turismo, na Sala da Democracia, para falar de projeto protocolado pelo Executivo que altera o Código Tributário Municipal e reduz de 5% para 3% o valor do Imposto Sobre Serviços  - ISS a ser pago pelos Parques de diversões, centros de lazer e congêneres que proporcionam atividades culturais e pedagógicas, quanto ao ingresso.

A proposta, do Executivo, objetiva incentivar a instituição de parques e outros atrativos turísticos, com finalidade cultural, pedagógica e de lazer, a fim de estimular a geração de emprego e renda, bem como o empreendedorismo em Gramado. A atração de novos investimentos para o município com o objetivo de fomentar o turismo local é iniciativa que se pretende estimular com a redução da alíquota do ISS, uma vez que permitirá o aumento da estadia do turista em Gramado, reduzindo o deslocamento deste para outros destinos turísticos da Serra Gaúcha, como a região do Vale dos Vinhedos e dos Campos de Cima da Serra, o incremento na arrecadação de tributos com a permanência destes na rede hoteleira e gastronômica, bem como a geração de emprego e renda à população.

Ainda, importante ressaltar que há o desenvolvimento de políticas públicas para atração deste tipo de empreendimento nos municípios que compõem a região, inclusive com redução de alíquota do ISS. Logo, é dever da Administração Pública criar mecanismos que permitam à iniciativa privada investir no município de Gramado.

O Executivo também informa que  não há que se falar em redução das metas fiscais de resultado nominal e primário, atendendo o previsto no art. 14, inciso I da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta segue para o departamento jurídico da Câmara, depois para as Comissões de Legislação e Redação Final; Orçamento, Finanças e Contas Públicas e de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social.

]]>
Werno Drecksler recebe Moção Tue, 11 Jun 2019 11:20:21 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7257/?werno-drecksler-recebe-mocao.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7257/?werno-drecksler-recebe-mocao.html Werno Drecksler recebe Moção

 

A Câmara Municipal entegou na sessão de ontem (10), a Moção de autoria do vereador Everton Michaelsen (MDB) de Aplausos a Werno Drecksler que completa 50 anos de Bolão em Gramado.

“O bolão é um esporte da amizade, por isso eu fiquei tanto tempo, só fiz amizades nestes 50 anos, mas é uma pena nosso bolão estar terminando, nós temos pouco incentivo, o bolão é caro, muitos estão desistindo e poucos estão entrando, então a renovação é curta, mas estamos tentando”, disse Werno.

“O senhor é um homem de atitudes, um homem que faz e não fica falando que vai fazer, simplesmente faz. Tem responsabilidade e é otimista, então continue sendo essa referência tão importante para o bolão de Gramado”, destacou Everton.

História

Werno Drecksler nasceu em 09/06/1949, Filho de: Theobaldo Drecksler e Ana Drecksler. Casado com Loraci Drecksler e pai de Maristela e Alexandre Drecksler. Começou muito cedo a trabalhar em uma fábrica de calçados conhecida como “Odamarg”, trabalhando meio turno e o outro na escola. Aos 18 anos se Associou no Clube Esportivo e Cultural Minuano e a seguir em 1968, foi fundador do grupo de bolão “Pé de Moleque”, o qual foi fundado dentro da empresa “Ortopé”. O Sr. Werno logo se destacou como um excelente bolonista e em 1969, foi convocado para integrar o selecionado da Sociedade Minuano, que se classificou pela Liga de Bolão de Gramado, para disputar o campeonato estadual na cidade de Santa Cruz do Sul. A seleção da Minuano, sempre presente, foi destaque em disputas com outras seleções de cidades do RS como: Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz, Santo Ângelo, Bagé, também no Vale dos Sinos, Paranhana e Região Serrana, tendo o Sr. Werno, sempre presente como atleta, diretor de bolão e até delegado da Federação Gaúcha de Bolão. Em 1971 e 1972, Foi campeão individual pela Liga Gramadense. Também se classificou e disputou o individual estadual em Caxias do Sul e em Porto Alegre, no clube Caixeiros Viajante. Em 1979 o Clube Minuano tornou-se campeão estadual na cidade de Igrejinha, campeonato este organizado pela Federação Gaúcha de Bolão, em homenagem ao Dia do Bolonista, tendo cada clube somente 4 atletas, sendo eles, Werno, Drecksler, Theno Drecksler, Ari Schell e Waldemar Niclotti, e trazendo para Gramado este titulo honroso. O seu Werno foi o Rei do Bolão em Gramado e em Linha Marcondes diversas vezes, representando o Clube Minuano ou pelo seu grupo Pé de Moleque. No Pé de Moleque foi o legítimo faz tudo, foi presidente, tesoureiro, capitão e atleta. Desde a sua fundação sempre defendendo o seu grupo com muita dedicação, sendo que jamais abandonou em momentos difíceis e por essas atitudes tão bonitas e exemplares tornou-se uma pessoa reconhecida e querida por todos os bolonistas. Diversas cidades por onde passou deixou sua marca de um verdadeiro desportista. Com toda esta bagagem maravilhosa pelo Bolão Gramadense, o seu Werno ainda deu a grande colaboração ajudando a fundar o grupo de bolão “Somos Iguais”, formado só por casais, com a forte participação de sua mulher a dona Loraci. Este grupo tornou-se um grande sucesso, com diversas participações com outros grupos similares de cidades vizinhas, sendo estes encontros aos sábados ou domingos, uma integração total. Até hoje, seu Werno e sua esposa Loraci são os únicos integrantes fundadores que permanecem no grupo. O Werno é um desportista no verdadeiro sentido da palavra. Ele luta com toda sua força pela vitória e conseguindo-a vibra muito. Mas na derrota ele mostra todo seu respeito pelo vencedor. O seu Werno sabe ganhar, mas sabe perder e com elegância. Este é um verdadeiro desportista. 

]]>
Professor pede informação sobre iluminação e recuperação asfáltica Tue, 11 Jun 2019 10:15:40 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7256/?professor-pede-informacao-sobre-iluminacao-e-recuperacao-asfaltica.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7256/?professor-pede-informacao-sobre-iluminacao-e-recuperacao-asfaltica.html Professor pede informação sobre iluminação e recuperação asfáltica

 

O vereador Professor Daniel (PT) apresentou dois pedidos à Prefeitura. No primeiro busca informações e no segundo requer providências.

- Solicita informações sobre a iluminação pública no município.

O vereador quer saber se o Executivo tem intenção de implantar um sistema inteligente de iluminação pública, através de lâmpadas de led, em caso positivo o Professor pede qual a previsão para a realização desse importante investimento? “Tal proposição justifica-se, pois as lâmpadas de led trazem muitos benefícios, geram mais economia, menos manutenções. As lâmpadas podem durar até três vezes mais do que as convencionais e ainda contribuem com um consumo sustentável e responsável de energia, porque diminuem significativamente a emissão de dióxido de carbono no ambiente. Cabe ressaltar, que a iluminação através de led é muito mais eficiente do que as luminárias utilizadas hoje no município, contribuindo também para a segurança de quem circula nas vias públicas, principalmente durante a noite”, explicou.

- Solicita ao Poder Executivo Municipal a recuperação asfáltica na Rua Horácio Cardoso, no bairro Planalto, neste município.

O Professor pede então a recuperação da malha asfáltica no bairro Planalto, na Rua Horácio Cardoso. “Essa via é de grande importância para a mobilidade da cidade, sendo esta muito utilizada. Ocorre que devido a grande circulação de veículos que ali trafegam, a rua está deteriorada, com difíceis condições de trafegabilidade necessitando a realização de recuperação asfáltica”, disse. 
Foto ilustrativa.

]]>
Manu pede melhorias na praça central da Várzea Grande Tue, 11 Jun 2019 10:13:15 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7255/?manu-pede-melhorias-na-praca-central-da-varzea-grande.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7255/?manu-pede-melhorias-na-praca-central-da-varzea-grande.html Manu pede melhorias na praça central da Várzea Grande

 

A vereadora Manu da Costa (PRB) solicita ao executivo municipal melhorias no ajardinamento e iluminação da praça central do Bairro Várzea Grande.

“Tal pedido justifica-se uma vez que tal praça encontra-se sem iluminação e sem flores em seu ajardinamento. Os brinquedos que lá estão não apresentam condições adequadas para que as crianças possam utilizá-los de forma segura. A iluminação é importante por causa da segurança de usuários da praça e o ajardinamento servirá para embelezar o local e acompanhar uma das marcas registradas de Gramado, que são as flores”, disse. 

]]>
Everton reitera pedido de inclusão da disciplina educação financeira nas escolas Tue, 11 Jun 2019 10:11:26 -0300 https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7254/?everton-reitera-pedido-de-inclusao-da-disciplina-educacao-financeira-nas-escolas.html https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/7254/?everton-reitera-pedido-de-inclusao-da-disciplina-educacao-financeira-nas-escolas.html Everton reitera pedido de inclusão da disciplina educação financeira nas escolas

 

O vereador Everton Michaelsen (MDB) apresentou pedido reiterado ao Executivo para que estude a viabilidade da implantação da disciplina Educação Financeira nas escolas municipais.

“Justifica-se este pedido, visando auxiliar aos alunos a controlarem seus recursos financeiros, sabendo respeitar seus orçamentos, evitar endividamento e dependências de linhas de crédito”, disse. 

]]>