O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) apresentou Moção de Aplausos ao Instituto Santíssima Trindade pela passagem doa 72 anos da entidade. A proposta foi aprovada na sessão de ontem (07), por unanimidade.

Instituto Santíssima Trindade recebe Moção de Aplausos

A entrega da homenagem será no dia 10 de dezembro, em sessão ordinária da Casa Legislativa, com início às 18h.

“É uma honra poder reconhecer e homenagear o Instituto Santíssimo Trindade, que trabalha em prol do bem ao próximo e é fundamental em nossa história. Parabéns a este grupo de pessoas competentes, que se doa sempre para trabalhar, melhorar e auxiliar na formação de cidadãos de bem, sendo assistidos hoje pelo pastor Tealmo Klippel Percheron”, disse Volnei.

Histórico

No ano de 1932, o Rev. August Gedrat chegou ao Brasil vindo da Alemanha como missionário para trabalhar em Moreira, um vale entre os atuais municípios de Gramado e Três Coroas, RS. Sem intenção de iniciar um trabalho de assistência à criança e ao idoso, o pastor Gedrat acolheu em sua família e casa uma menina que morava longe e queria ser escolarizada e instruída na religião luterana. Em 1933 foram trazidos à casa do pastor mais cinco irmãos, cuja mãe falecera e cujo pai não tinha condições de cuidá-los. A notícia do pastor que abrigava crianças se espalhou, e a partir de 1938, o espaço físico se tornou pequeno para o número de estudantes. Em 1945, construiu-se uma residência própria para os jovens ao lado da igreja local, que também servia de escola. Em 1946 fundou-se legalmente a Associação Evangélica Luterana de Beneficência – AELB – mantenedora jurídica das atividades desenvolvidas pelo Instituto Santíssima Trindade. Com o passar do tempo o Instituto foi crescendo e cedendo lugar também a jovens, adultos e idosos, que recebiam a moradia e, em troca, colaboravam com a manutenção e cuidados do local, bem como com a educação das crianças e jovens. Ao longo dos anos até hoje em dia a equipe é formada por diversos profissionais contratados e/ou voluntários, que juntos em uma equipe multidisciplinar realizam diversas atividades na educação formal e profissionalizante, na formação pessoal  e na assistência social e espiritual. Entre os protagonistas desta obra estão: a diretoria, os colaboradores, os parceiros, os voluntários, os associados, os padrinhos, os doadores e os funcionários que atuam direta ou indiretamente no resgate de indivíduos, na reestruturação de famílias, no capacitar e instruir de jovens e adultos e no cuidado daqueles que tem idade avançada, e saúde debilitada. Além desses, há ainda os psicólogos, médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, psiquiatras, entre outros profissionais da área da saúde que realizam atendimentos, fazem exames, vacinação e o acompanhamento das pessoas que ali frequentam. No dia 10 de Dezembro deste ano, a Instituição comemora 72 anos de abençoada existência.

Data de publicação: 08/05/2018