A CSEMA estive reunida na sexta-feira, com representantes da educação para tratar de projeto sobre eleições para diretores

CSEMA trata de projeto sobre eleições para diretores

A Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara Municipal formada pelos vereadores Professor Daniel (PT), Rosi Ecker Schmitt (PP) e Volnei da Saúde (PP) estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, dia 27, com a secretária de Educação, Gilça Silva, o secretário adjunto, Gelson Oliveira, o procurador do Executivo, Felipe Dourado e a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação, Josiane Machado.

O primeiro ponto tratado no encontro foi o projeto a ser protocolado na Câmara que altera a lei que disciplina a organização do sistema municipal de ensino do município de Gramado especificamente na questão da escolha dos diretores e vice-diretores das escolas Públicas Municipais.

Na proposta o intuito é a troca para a eleição direta, sem lista tríplice, e a redução do mandato de quatro para dois anos, sendo possível a reeleição por mais dois anos.

Em conversa os Vereadores solicitaram apenas que o Executivo coloque no projeto a regra de transição para quem estiver como diretor, possibilitando que o mesmo possa concorrer e que seja respeitada a questão os votos dessa consulta sejam por amostragem seguindo o que acontece já a nível estadual. A Secretaria concordou com os pedidos e deverá protocolar a proposta nos próximos dias.

Ainda, após o término da análise do projeto os Vereadores mantiveram a reunião oportunidade em que formularam dois pedidos ao Executivo. No primeiro pedem para que este através da Secretaria competente informe qual a previsão para o retorno do atendimento de cirurgias eletivas que são fornecidas pelo Município. “Fazemos esse pedido, pois sabemos que a lista de espera há meses”, destacaram. No outro pedem informações sobre qual é o posicionamento do Executivo a respeito do funcionamento de Escolas de Educação Infantil (creches) em finais de semana neste Município. Os Vereadores questionam se há vagas disponíveis atualmente. Se sim, quantas estão disponíveis e em que locais, e no caso de não haver, existe a possibilidade de criação. “Tal solicitação se faz necessária, tendo em vista que muitos pais necessitam trabalhar em finais de semana, uma vez que, nosso Município é turístico e funciona, principalmente, neste período da semana”, explicaram.

Data de publicação: 23/10/2017