O vereador Volnei da Saúde (PP) apresentou três pedidos de providências a serem enviados a Prefeitura nessa semana. Todos foram lidos na sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 20.

Volnei apresenta projeto e faz pedidos ao Executivo

No primeiro pedido, o vereador Volnei requer que as Secretarias de Saúde e Agricultura, em parceria com a EMATER realizem um trabalho de conscientização sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI, pelos agricultores gramadenses. “O EPI é destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a saúde dos agricultores. O uso desse equipamento é a única forma que o trabalhador do campo tem para se prevenir contra intoxicações e acidentes que podem colocar sua vida em risco e sua utilização é necessária em todas as etapas de uso dos defensivos agrícolas, desde o início do trabalho até a limpeza dos equipamentos de pulverização após a aplicação. Ainda hoje, muitos são os casos de intoxicações de pessoas que não utilizam destes produtos, assim entendo importante que os profissionais da área, ou seja, os engenheiros agrônomos, realizem toda forma de divulgação, treinamento e incentivo a utilização correta destes equipamentos”, destacou Volnei.

No segundo ele pede um estudo sobre o auto número de casos da Síndrome de Guillian-Barré , em Gramado, oportunidade em que explica que a síndrome é uma doença de origem autoimune, que ocorre devido à produção inapropriada de anticorpos contra a bainha de mielina, substância que recobre e protege os nervos periféricos, assim sendo é um problema no funcionamento básico do sistema nervoso. “Faço este pedido, tendo em vista que Gramado tem enfrentado dificuldade com a Síndrome, que é uma doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar. Quando tratada adequadamente costuma remitir por completo, deixando pouco ou nenhum sinal de sequela. Tal pedido implica em verificar a causa básica, ou fator comum do óbito, se acontece com mais frequência na zona urbana ou rural e verificar as datas das vacinas e se existiu uso de outros medicamentos em comum entre os pacientes”, salientou.

No terceiro pedido Volnei apresentou sugestão de projeto de lei, ao Executivo, para que seja instituído a Lei de Desenvolvimento Rural do Município de Gramado – LDR. “Faço o pedido pela relevância da matéria proposta, bem como pela incumbência da apresentação deste tipo de proposta ser exclusiva do Executivo “, destacou.

Data de publicação: 22/03/2017