Corpus Christi passa a ser feriado em Gramado em 2019

Aprovada alteração de feriado religioso

Corpus Christi passa a ser feriado em Gramado em 2019

Na sessão ordinária de ontem (23), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de autoria do vereador Luia Barbacovi (Progressistas) que altera os feriados religiosos de Gramado a partir de 2019.

Luia apresentou o projeto após receber solicitação por parte de representantes da Igreja Católica. Na justificativa, membros da Paróquia, informaram que ‘a Igreja Católica não celebra propriamente o dia de São Pedro e São Paulo em 29/06 como era em tempos passados, mas no domingo mais próximo. As agendas católicas colocam o dia dos dois apóstolos, colunas da igreja, no domingo àquele dia. Assim sendo, a paróquia São Pedro estará celebrando a sua festa em honra ao seu Padroeiro no dia em que a Igreja Católica celebrar os referidos Santos”. Ainda destacaram que “quase todos os municípios de nossa região celebram o feriado de Corpus Christi, sempre na quinta-feira que segue ao domingo da Santíssima Trindade”. Por fim enfatizaram “a festa de Corpus Christi é teologicamente maior do que a festa dos dois apóstolos”.

Embasado nessas declarações Luia apresentou o projeto.  “Por haver um consenso entre as lideranças da Igreja Católica local, acreditamos que esta alteração irá contribuir para as comemorações propostas”, explicou o Vereador.

Com esta nova redação Gramado passa a ter como feriados religiosos:

1. a)Sexta-feira Santa;
  2. b)Ascensão do Senhor;
  3. c)Corpus Christi”.

A Lei passa a ter vigor no dia 1º de janeiro de 2019.

Data de publicação: 24/04/2018