Luia apresentará projeto que altera Feriado Católico

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) juntamente com o vereador Volnei da Saúde (Progressistas) receberam membros da comunidade católica de Gramado, nos últimos dias. Esses solicitaram a mudança do feriado de São Pedro para Corpus Christi. A solicitação também foi aceita pelo Pároco, Celistino Fritzen. Ele manifestou-se através de correspondência à Câmara.

No documento, assinado pelo Pároco Celestino restou informado que:

“A paróquia São Pedro, através dos seus conselhos analisou a questão dos feriados católicos no município. Por várias razões estamos sugerindo que o feriado do Padroeiro São Pedro seja trocado pelo feriado de Corpus Christi. Esta alternativa tem também a concordância da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Várzea Grande.

1 – O município de Gramado tem, desde 2010, duas paróquias e a paróquia da Várzea Grande é dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.

2 – A Igreja Católica não celebra propriamente o dia de São Pedro e São Paulo no dia 29/06 como era em tempos passadas, mas no domingo mais próximo. As agendas católicas colocam o dia dos dois apóstolos, colunas da igreja, no domingo mais próximo ao da 29/06. Assim sendo a paróquia São Pedro estará celebrando a sua festa em honra a São Pedro n dia em que a Igreja Católica celebrar os referidos Santos.

3 – Quase todos os municípios de nossa região celebram o feirado de Corpus Christi, sempre na quinta-feira que segue ao domingo da Santíssima Trindade. Neste ano de 2018 será no dia 31/05/18.

4 – A festa de Corpus Christi é teologicamente maior do que a festa dos dois apóstolos que por sua vez se alimentaram da Eucaristia para viver o seu apostolado.

Sendo este o motivo de nossa comunicação renovamos a nossa estima e fazemos votos de muito êxito no trabalho em favor de nosso município”.

Desta forma, o vereador Luia, protocolou hoje, o projeto para troca do feriado de São Pedro, que deixa de acontecer no dia 29 de junho, para o de Corpus Christi que esse ano acontece no dia 31 de maio.

Data de publicação: 13/03/2018