CRERH recebe Moção de Aplausos

O Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias – CRERH recebeu na última segunda-feira, dia 17, Moção de Aplausos pela passagem dos 18 anos de fundação. A proposta apresentada pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) foi aprovada de forma unânime na sessão ordinária do dia 03 de julho.

“Eu quero dizer a vocês que há 18 anos chegou uma senhora na minha casa falando que o filho estava drogado e que queria matar todos em casa e que queria dinheiro. Eu pensei o que fazer com esse rapaz, dentro da minha casa não pode ficar, mas onde vou colocar. Ai veio o pensamento de nós fazermos uma casa. Eu já tinha começado ali junto com o Desafio Jovem, no tempo em que eu era pastor em Três Coroas, e pensei em fazer uma aqui em Gramado também. Vou procurar implantar algo assim. Meus amigos me pediram porque eu ia me preocupar com drogados, bêbados, falaram esses caras que se ralem, mas não é assim. São humanos e com a graça de Deus penso e rogo para que nenhum de nós precise passar por isso em nossas famílias. Mas hoje eu me sinto muito feliz. Quando eu vejo alguém sair dali, estar trabalhando, isso não tem nada de dinheiro que pague, uns quantos estão recuperando-se e outros estão recuperados como é o caso do Fabiano que é o diretor interno ali e o Rogério que está ali morando com a esposa, se recuperou ali. É algo maravilhoso. Eu estava hoje em Porto Alegre, onde tem o escritório da Igreja. E ai um me perguntou como vou e ai disse, mas não te conheço, e ai o rapaz respondeu eu passei ali pelo CRERH, eu trabalho nesse escritório agora. Ele todo arrumadinho e eu digo, olha ai, se não tivesse o CRERH onde estaria esse rapaz agora. Agradeço a todos que ajudam e peço que os governos Federal e Estadual olhem mais para essas casas de recuperação, pois se eles investissem nessas não estariam gastando dinheiro em presídio, pois os que vão ali ainda estão se recuperando do vício e do banditismo. Agradeço a vocês que estão olhando para nós, para o CRERH”, disse o Pastor Dário Stein.

“Estou muito feliz Pastor em poder apresentar essa Moção de Aplausos pela passagem dos 18 anos do Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias – CRERH, eu e todos os colegas. Tenho certeza que nesse período muitos homens se curaram e recuperaram suas famílias, dignidade e suas vidas, recuperaram seus trabalhos e voltaram a viver em sociedade. Quero parabenizar e agradecer o Pastor e sua família, bem como os colaboradores pelo belo trabalho em prol das necessidades das pessoas. Imagino que seja um trabalho difícil, mas a recompensa vem em ver uma pessoa curada, livre dos vícios. Quero ainda comentar do projeto novo que é o Lar dos Idosos que irá acolher os idosos de Gramado com amor e carinho. Destaco que é uma homenagem simples, pequena, mas de coração que visa demonstrar todo o nosso reconhecimento a esse belo trabalho que vocês fazem pela comunidade”, destacou Rosi Ecker Schmitt (PP).

Histórico

O CRERH - Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias foi fundado no dia 04 de janeiro de 1999, sendo uma entidade sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

A instituição nasceu no coração Pr. Dário José Stein (Presidente da IEAD Gramado), quando chegou até eles uma mãe aflita, pedindo ajuda, pois seu filho havia tentado tirar a de sua irmã em decorrência do uso de drogas. Foi então que surgiu um sentimento e uma ideia de criar um Centro de Reabilitação para dependentes químicos.

O CRERH acolhe, em regime de residência, dependentes químicos de álcool e outras drogas. Homens a partir de 18 anos que procuram livrar-se de seus vícios que acabam denegrindo o ser humano.  Atualmente conta com aproximadamente 60 vagas para acolhimento de problemas relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, sendo que, 18 dessas vagas são disponibilizadas de forma gratuita através do convênio com Ministério da Justiça/SENAD.

Os tratamentos são de seis meses, onde procuram instituir valores, resgatar a autoestima, levá-los de volta ao convívio social e familiar e, principalmente, auxiliar o acolhido a acreditar que é possível mudar sua vida, acreditando que com o auxílio de Deus, o fardo será mais leve. Durante o tempo de internação, possuem muitas atividades, dentre as quais se destacam a prática de esportes, artesanato, horta, criação de animais, padaria, Grupo de Teatro Faces, que faz apresentações com conteúdo preventivo ao uso e abuso de drogas em escolas, empresas, Prefeituras, nesta cidade e em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Hoje a instituição tem um grande projeto que está em pleno desenvolvimento que é a construção da Casa de Repouso Emanuel, que será construída dentro dos quatro hectares da instituição em uma área de um hectare separada para este fim e para melhor atender os idosos de nossa cidade e recebe-los com todo amor e carinho que um idoso merece.

Data de publicação: 18/07/2017