Sindihoteleiro receberá Moção de Aplausos

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado – Sindihoteleiro receberá no dia 25 de março, durante sessão ordinária da Câmara, Moção de Aplausos pela passagem dos 30 anos. A proposta é do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) e foi aprovada, segunda-feira, dia 18, pelos demais Legisladores.

Histórico

A luta pela garantia e manutenção dos direitos dos trabalhadores tem sido um marco na história do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro). No dia 20 de março, a entidade completa 30 anos de fundação. No currículo, diversas conquistas a favor da classe trabalhadora.

Em 1989, após a ideia ser discutida há quase um ano, com o objetivo de representar os interesses dos trabalhadores em hotéis, restaurantes, cafés coloniais, lancherias, entre outros, 116 funcionários destes segmentos se reuniram em assembleia e aprovaram o estatuto por unanimidade, elegendo a sua primeira diretoria, presidida pro José Alzemiro da silva, conhecido popularmente como ‘Zé da Kombi’.

Até sua fundação, os trabalhadores de Gramado, bem como de outros municípios da Região, estavam representados pelo Sindicato da Classe com sede em Porto Alegre. Atualmente o Sindihoteleiro representar cerca de 3.500 associados e está inserido em aproximadamente 400 empresas de Gramado. Segundo dados da própria entidade mais de 95% dos trabalhadores estão associados.

Nestes 30 anos de história, a entidade teve apenas quatro presidentes demonstrando a capacidade de gerir e representar seus associados. De 1989, ano de fundação, a 2001, o Sindihoteleiro foi presidido por José Alzemiro da silva, atual tesoureiro e único membro que permanece desde aquele ano. De 2001 a 2009, o presidente eleito foi Luiz Mirapalheta. De 2009 a 2017, Luiz Franciscone, e de 2017 a 2021, o atual presidente é Marcionil Martins.

O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Gastronomia e Similares de Gramado, é o representante legal junto aos empregadores e busca há 30 anos a manutenção dos direitos já conquistados e desenvolve ações que ajudem a ampliá-los. Exemplos como o vale refeição, vale transporte, 13º salário, participação nos lucros e resultados, foram frutos de união mobilização do Sindihoteleiro.

Cumprindo o papel social, a entidade proporciona aos seus sócios assistência jurídica, médica e odontológica, convênios com farmácias, supermercados, postos de combustíveis, área de lazer, festas e hospedagem para férias no litoral. Todas estas parcerias oferecem descontos especiais aos associados. Somente em 2018, o Sindihoteleiro contabilizou 7.887 atendimentos nas diversas áreas.

Data de publicação: 20/03/2019