Os vereadores aprovaram, na sessão de segunda-feira (06) a Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Luia Barbacovi, que busca homenagear a Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho pela passagem de seus 20 anos de Música, alegria e educação.

Aprovada Moção a Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão de segunda-feira (06) a Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Luia Barbacovi, que busca homenagear a Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho pela passagem de seus 20 anos de Música, alegria e educação.

A entrega da honraria será feita na próxima segunda-feira, dia 13, durante a sessão ordinária que terá início às 19h30, no Plenário Julio Floriano Petersen.

Histórico

A Banda Marcial Senador Salgado Filho iniciou suas atividades em 1997, trazendo cultura e lazer para a comunidade. Este projeto foi uma inciativa da comunidade escolar juntamente com a diretora Mariluse Mella, valorizando a cultura, o aprendizado e motivando crianças e jovens a praticarem uma atividade, que além de saudável, também desenvolve uma habilidade que pode proporcionar uma futura profissão.

Naquele ano, Sr. Ilton Gomes, então integrante do CPM, pai de alunas e morador do bairro Piratini, foi com sua Fiorino buscar em Novo Hamburgo, Palácio da Música, os primeiros instrumentos que deram início a este belo trabalho.

No primeiro ano a banda era regida pelo Professor Hugo Knorst, somente com instrumentos de percussão. Os alunos usaram uma boina branca, blusa branca e calça jeans para o seu primeiro Desfile Cívico.

Em agosto do ano seguinte, 1998, a prefeitura encaminhou, por meio da Secretaria de Educação, o regente Rogério Heurich, que deu continuidade ao trabalho incluindo instrumentos de sopro e liras. Já neste ano aconteceu o Desfile da Pátria com uma banda mais qualificada e um novo uniforme com barretinas, blazer azul, gravata e calça branca (segundo-uniforme). O terceiro uniforme oficial foi confeccionado em 2011, em São Leopoldo, uma túnica azul, que está sendo usada até hoje.

O Professor Rogério, que permaneceu como regente até julho de 2002, sempre motivou os alunos para que a banda fosse um diferencial para a escola e nossa Gramado. Com a saída deste professor, a Secretaria de Educação contratou neste mesmo ano o Professor Rodrigo Dreschler (nomeado no ano seguinte) para dar continuidade à regência, o qual permaneceu neste trabalho até os dias de hoje.

O professor Rodrigo dedica-se à banda com muito amor e profissionalismo, avançando significativamente, trazendo novas modalidades de música, evoluções fascinantes. Seu carisma e carinho cativam os alunos motivando-os para este sensacional projeto educacional.

A banda também conta com alunos que iniciaram em 1997 e até hoje estão se dedicando e participando de forma colaborativa com outros iniciantes. As aulas são gratuitas, com ensaios individuais e coletivos. Alguns alunos têm seu próprio instrumento e/ou são emprestados pela escola. Muitos alunos já passaram por esta banda e independente de terem continuado ou de terem buscado outras atividades, temos certeza de que a música deixou um grande legado na formação destas pessoas e uma lembrança que marca suas vidas de forma positiva.

A diretora Mariluse Mella esteve na direção de 1997(ano de criação da banda) a 2000 e retornou para este cargo em 2009, no qual permanece até os dias atuais. A mesma sempre foi incentivadora deste trabalho, dando apoio e atenção, pois são resultados significativos como estes que os motivam.

O CPM da escola e a prefeitura de Gramado também sempre foram grandes apoiadores deste projeto, pois é notável seu resultado magnificente.

A Banda Marcial enobrece a escola abrilhantando eventos e desfiles de nossa cidade. Atualmente a mesma conta com 55 participantes. É motivo de muita alegria e orgulho pra quem a assiste, bem como, para toda a comunidade do bairro Piratini. Também faz apresentações em outras cidades, já participou de Encontro de Bandas Marciais, bem como do encontro Sul-Americano de Bandas.

Data de publicação: 08/11/2017