Os vereadores Luia Barbacovi, Rosi Ecker Schmitt e o Professor Daniel (PT) participaram junto com o prefeito João A. de Castilhos Bertolucci e o promotor de Justiça de Gramado, Dr. Max Guazelli de um bate papo sobre a diferença entre os poderes.

Vereadores participam de ação na Escola Nossa Senhora de Fátima

Na manhã de ontem (26), os vereadores Luia Barbacovi (PP), Rosi Ecker Schmitt (PP) e o Professor Daniel (PT) participaram junto com o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca (PDT) e o promotor de Justiça de Gramado, Dr. Max Guazelli de um bate papo sobre a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (Ministério Público), em encontro promovido pela Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Várzea Grande.

Cada um dos participantes falou um pouco de suas atribuições e competências de seus poderes e após responderam a três questões dos alunos. Na primeira questionaram se existe algum projeto para aproximar os adolescentes da política, na segunda questionaram sobre o gasto carcerário ser igual ou superior ao com educação e na terceira abordaram a questão da corrupção política.

Respondendo a primeira pergunta os Vereadores informaram que está em fase de elaboração e estudos o projeto Escola do Legislativo. Nele 30 adolescentes, durante um ano, participam algumas horas na semana da rotina na Câmara.  O objetivo do projeto é fazer com que os jovens entendam a importância da política e participem. Sobre a questão do gasto carcerário os Vereadores destacaram que o investimento no presídio se tornou tão alto por terem-se investido pouco em educação, a nível nacional. Sobre a questão da corrupção os Vereadores enfatizaram que ela existe onde há centralização de recursos e que entendem que precisa haver uma melhor distribuição dos recursos, tirar tanto poder federal e repassando mais aos municípios.

O encontro faz parte de um projeto da escola que busca conscientizar os alunos do papel dos Poderes constituídos na cidade.

Data de publicação: 27/09/2017