Rosi pede de ações na Várzea e criação de Centro Especializado em Reabilitação

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) protocolou na Câmara Municipal para envio à Prefeitura cinco pedidos de providências. Em quatro pede ações na Várzea Grande e no outro a criação de um Centro Especializado em Reabilitação. As propostas seguem para análise do Executivo Municipal.

No primeiro pedido Rosi requer recapeamento asfáltico nas ruas pertencentes ao loteamento Michaelsen, no bairro Várzea Grande. “Tal solicitação se faz necessária, pois o atual estado das vias podem ocasionar acidentes e gerar prejuízo aos moradores e condutores que transitam pela mesma. Importa lembrar ainda que, este é um dos principais Loteamentos do bairro e o mesmo recebe grande fluxo de veículos diariamente”, destacou.

A Vereadora também pede que seja melhorada a divulgação do Espaço Cultural Estação Férrea, no bairro Várzea Grande. “Justifica-se o pedido, pois no ano de 2008, através da Lei nº 2.668, estabeleceu um projeto arrojado, onde foram empenhados esforços para a reconstrução, não só do prédio, que conserva as mesmas peculiaridades da Estação Férrea que ali pertencia, como também do acervo interno. Tendo um de seus objetivos, ampliar as alternativas turísticas do Município, recriando um espaço que serviu, não só de instrumento para introduzir o visitante no Município, mas fundamentalmente, como ponto de partida da produção primária do agricultor gramadense. Portanto, é necessário que se melhore a divulgação no sentido de tornar este Espaço como um ponto turístico da cidade”, disse.

Rosi requer também que neste ano, durante o evento Natal Luz o Pórtico e a Praça Central, que ficam no bairro, recebam decoração no intuito de valorizar ainda mais esses dois belos locais. “              O bairro recebe todos os anos uma decoração de Natal, porém através desta solicitação é pedido que se melhore a mesma afim de valorizar o bairro, visto que, é por essa via que a maioria de nossos visitantes fazem passagem até o Centro. É de extrema importância que o mesmo seja valorizado com uma decoração condizente com todo o restante da cidade. Lembrando que o Natal Luz é o evento mais esperado pelos gramadenses e visitantes e merece tal atenção”, ressaltou.

A Vereadora solicita que seja colocada uma placa indicando a passagem de crianças, na rua Carlos Altreiter filho, junto a escadaria que dá acesso a Escola Nossa Senhora de Fátima, no loteamento Vila do Sol. “Tal pedido tem o intuito de atender uma solicitação dos moradores do loteamento Vila do Sol, pois o limite da via não é respeitado pelos veículos que por ali transitam, trazendo riscos às vidas das crianças que utilizam a escadaria e a rua citada na estrada e saída das aulas, na Escola Nossa Senhora de Fátima”, enfatizou.

Por fim, Rosi pede que à Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde estudem a viabilidade da implantação de um Centro Especializado em Reabilitação às Pessoas Portadoras de Deficiências Físicas. “O intuito é que este local tenha um atendimento especializado para estas pessoas com os profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Psicologia, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, entre outros. Tomando por exemplo os Centros Especializados de Reabilitação (CER), reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Estes espaços, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida destes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalham com a inclusão e interação social dos mesmos. Bem como, é um espaço para que mães e pais troquem ideias e conhecimentos, onde famílias tenham uma integração e melhorem seu enfrentamento para com as dificuldades que têm no dia a dia. Na Constituição Federal de 1988, estão assegurados os direitos das pessoas portadoras de deficiências nos mais diferentes campos e aspectos. Também, há instrumentos legais que foram estabelecidos, regulamentando os ditames constitucionais relativos a esse segmento populacional, destacando-se as Leis n.º 7.853/89, n.º 10.048/00, n.º 10.098/00 e n.º 8.080/90, bem como os Decretos n.º 3.298/99 e n.º 5.296/04. Em seu artigo 23, capítulo II, a Constituição determina que ‘é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência públicas, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências’.Portanto, este pedido tem por justificativa, mobilizar o Poder Executivo deste município, através da Secretaria de Saúde, a priorizar o cuidado para com a saúde das pessoas portadoras de deficiências físicas, provendo assim um local onde estas recebam um cuidado humanizado e integral. Cuidado este, que melhorará a vida destes indivíduos que necessitam de profissionais capacitados para trabalharem sua autonomia e assim melhorem seus quadros específicos. Importa ressaltar que, com a criação deste Centro, é possível requerer habilitação no Ministério da Saúde para conseguir recursos já que a Política Federal de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência prevê incentivo financeiro aos municípios que têm esta iniciativa”, completou.

Data de publicação: 13/09/2017