A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou Moção de Aplausos onde busca homenagear a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta, localizada no bairro Várzea Grande, ao lado da Sociedade Belvedere, pela passagem dos 75 anos de fundação.

Rosi apresenta Moção à Escola Padre Anchieta

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou Moção de Aplausos onde busca homenagear a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta, que está localizada no bairro Várzea Grande, ao lado da Sociedade Belvedere, pela passagem dos 75 anos de fundação. A proposta foi aprovada, de forma unânime, pelos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira, dia 27.

A entrega será na próxima segunda-feira, dia 03 de abril, durante a sessão ordinária. “É uma honra homenagear essa Escola que tanto fez pela educação de nossa comunidade”, disse Rosi ao parabenizar a todos que passaram pelo educandário, desde diretores, professores até os alunos.

Histórico

A Escola teve seu início no ano de 1942. Como não havia um local próprio para o funcionamento, o Sr. Hilário Libardi Filho cedeu a sala de sua residência para que as crianças tivessem aula.

Naquela época Gramado era 5º Distrito de Taquara e o Sr. Hilário foi várias vezes a Taquara até conseguir a liberação para as aulas. Seu primeiro professor foi o Sr. Francisco Mazzurana, o qual denominou a Escola de Padre Anchieta, porém segundo o Sr. Natalino Casiraghi, o primeiro nome da Escola foi Santa Genoveva (não temos nenhum relato escrito do porquê do nome, talvez em homenagem a filha do Sr. Hilário que se chamava Genoveva).

Passou algum tempo e a comunidade resolveu construir um prédio próprio para a Escola. Então o Sr. Hilário cedeu o terreno e a Escola foi construída com madeira de mato e as telhas foram compradas pela comunidade. Quando a Escola ficou pronta foi realizada uma festa de inauguração, e a partir daí, todos os anos nesta época era comemorado o aniversário da Escola com a festa, que tinha o intuito de angariar fundos para a manutenção da Escola.Sentindo a necessidade de um armazém a comunidade construiu um puxadinho junto à Escola, onde passou a funcionar o armazém, que durou mais ou menos três anos.

A Escola passou a ser da comunidade, mas o professor era pago pelo município. Antes de ser construído o pequeno prédio, o instrutor de ensino Sr. Francisco Olber, fez uma vistoria no local e averiguou se o número de alunos era satisfatório. Após o início das aulas, o instrutor visitava a Escola mensalmente e trazia dentista para examinar as crianças. Anos se passaram e no governo de Leonel Brizola foi construída a “Brizoleta”. O prefeito da época era o Sr. Arno Michaelsem/ Remi Zatti e o instrutor de ensino o Sr. Almérico Lenzi.

Os anos se passaram e a Brizoleta foi ficando pequena para atender a demanda da comunidade. Assim em 06 de abril de 2003 o sonho da comunidade se tornou realidade com a inauguração do novo prédio escolar. O prefeito nesse período era o Sr. Pedro Bertolucci. Hoje a escola tem 78 alunos e pela primeira vez em sua história tem uma professora para cada turma, até então eram turmas multisseriadas.

Assim, são quatro professoras, sendo que três atendem o dia todo, uma professora de Artes, uma merendeira, uma pessoa que cuida da limpeza sob a direção da professora Roseméri Boeira de Lima. Sendo o objetivo principal dessa equipe contribuir para a formação de nossas crianças, respeitando as diferenças e origem de cada uma delas, valorizando-as no presente para projetá-las no futuro, como grandes pessoas da nossa sociedade.

Data de publicação: 30/03/2017