Foram entregues na sessão solene desta terça-feira, dia 9, os títulos de Vereador Emérito, Trabalhador Modelo e Desportista Gramadense na 12ª Semana Legislativa da Câmara de Vereadores de Gramado. Receberam as homenagens, respectivamente, Germano Marcolino Blum, Nelso Ruppenthal e Gustavo Corrêa.
Nesta quarta, dia 10, às 18 horas, será a vez da entrega de títulos às Mulheres Cidadãs deste ano, indicadas, cada uma, por uma bancada partidária. Serão agraciadas: Marini Ferreira na área de Defesa dos Direitos Humanos (PT), Natiele Krassmann na área do Empreendedorismo (PSDB), Regina Maria Moretti no segmento da Saúde (Progressistas), e Marli Zimmer Wille na área de Atividades Comunitárias (MDB).

Confira os históricos dos homenageados de ontem

VEREADOR EMÉRITO
Germano Marcolino Blum é natural de Três Corôas, tem 83 anos, é casado com Nely Blum, tem quatro filhos, quatro netos e uma bisneta. Estudou em Porto Alegre onde fez magistério e se formou em 1962 e por 15 anos lecionou em Escolas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Paralelo ao magistério trabalhou com grupo de jovens, dirigiu Corais e foi organista da Igreja.
Em 1976 fez concurso para o magistério pelo Estado e fixou residência na Várzea Grande por ser o centro geográfico do seu trabalho entre Moreira, Serra Grande e Centro. Neste período, com seus irmãos e outras famílias, liderou a formação da Paróquia Luterana Várzea Grande.
Foi secretário municipal de Educação de Gramado, assim como diretor professor e diretor em diversas escolas locais. Desde muito jovem tem relatos de informações políticas relacionadas em sua vivência e quando professor já viveu o Regime Militar que governou o Brasil até o ano de 1985.
Foi então aos 43 anos de idade que ingressou na vida política filiando-se ao PDS onde exerceu o cargo de secretário municipal de Educação. Considera seu grande projeto político a criação da sub-prefeitura na Várzea Grande. E assim foi acompanhando o processo de redemocratização do país e a implantação da Constituição Federal.
No ano de 1988 foi eleito como suplente de vereador, em 1992 se elegeu como vereador e em 1994 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Por três vezes assumiu como prefeito em exercício. Esteve um período afastado da política, retornando no ano de 2000 junto ao partido PMDB, hoje MDB. Foi responsável juntamente com o colega Adelmo Sartori pela elaboração da Nova Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Casa, adequadas a Constituição Federal de 88. Ao término de seu mandato como presidente da Câmara, providenciou o início da informatização.

TRABALHADOR MODELO
Nelso Diego Ruppenthal, de 28 anos, é filho de Roberto e Marlise Ruppenthal, natural de Gramado, tem 28 anos, é casado e tem uma filha de 2 anos. É agricultor, começou ajudar seus pais desde pequeno com seus irmãos, e trabalham somente em família, com vacas de leite que produzem em média 700 litros/dia, com cerca de 25 hectares de milho onde metade do milho faz silagem para as vacas e outra metade colhe milho em grão para venda, e depois de toda colheita planta pasto para as vacas.
Possuem três aviários de frango para corte, iniciaram em 1994 com 9.700 frangos, em 2001 com 9.800 frangos e em 2021 o terceiro aviário para 31.000 frangos com grande tecnologia e menos trabalho que os demais.
Na construção do segundo aviário, Nelso começou a dirigir o trator de seu avô ajudando cada vez mais nos aviários. Iniciou seus estudos na escola do interior até a 4ª série, depois passou para a Escola Henrique Bertolucci Sobrinho e concluiu o ensino médio na Esc. Est. St. Dumont. Após a conclusão dos estudos permaneceu no interior, onde recebeu um convite da Piá para fazer um curso na Argentina para o aumento de produção de leite e, após, foi para Minas Gerais ampliar seu conhecimento nesta área.
Fez também curso de gado leiteiro na Setamp em Nova Petrópolis, juntamente com a Emater sempre ajudando nos projetos de compra de máquinas, para dar condições no aumento de produção.
Mesmo com todo trabalho que tem, Nelson presta serviço fora para aqueles que precisam de máquinas, e está disposto a ensinar as pessoas com tudo que sabe, para também começarem sua trajetória de sucesso.

DESPORTISTA GRAMADENSE
Gustavo Corrêa tem 28 anos, é natural de Gramado e é formado em Educação Física.
Entrou no projeto do Clube Centro Esportivo Gramadense (CEG) como atleta, aos 13 anos, fez toda a base dentro do clube e aos 17 anos, tornou-se professor, onde no turno oposto ao seu treino como atleta, auxiliava as equipes de competições e dava aulas no projeto social do clube, que aconteciam na Sociedade Independente e no Instituto Santíssima Trindade no Moreira.
Em 2017, assumiu como treinador o comando da categoria sub-15 do clube no campeonato estadual, onde, pela primeira vez, teve uma rotina diária de treinos com uma equipe, ficando a frente desta até 2021, e já como categoria sub-20, esta que foi a base da primeira equipe profissional do clube em 2022.
Em 2022 iniciou o trabalho a frente da equipe sub-17, na qual se sagrou vice-campeã gaúcha garantindo vaga na copa do Brasil sub 17 de 2023, primeira competição nacional do clube. Também em 2022 foi auxiliar técnico da primeira equipe profissional da história do clube. Atualmente, treina a equipe sub-17.
A paixão pelo futebol foi construída dentro de casa, com o incentivo da  família, em especial do pai, que desde muito cedo me acompanhava por todos os cantos nos fins de semanas. Graças ao projeto do Gramadense, assim como tantas outras crianças e jovens, Gustavo teve muitas oportunidades como atleta e depois como professor, trabalhando com crianças e jovens de todas as idades em projetos sociais, até os níveis mais altos de competições.

Data de publicação: 10/05/2023

Créditos das Fotos: Letícia Lima