A Câmara de Vereadores de Gramado realizou a entrega de quatro Moções de Aplausos nesta quarta-feira, dia 21, na última sessão solene do ano. Desta vez, foram homenageados a empresa Gtek Soluções Tecnológicas, que recebeu a honraria pelos seus 20 anos de atividades, proposta pelo vereador Neri da Farmácia (Progressistas); o Hospital Arcanjo São Miguel, pelos seus 75 anos, proposta pelos vereadores Renan Sartori (MDB), Professor Daniel (PT), e Joel da Silva Reis (Progressistas); Cláudia Vieira Wiltgen, agraciada pela conquista do prêmio no duelo de prendas, que aconteceu na cidade de Bom Jesus, sendo proponente o vereador Joel Reis (Progressistas); e o Armazém 845, que completou seus 10 anos de atividades, sendo o autor da proposição o vereador Celso Fioreze (PSDB).
Cláudia Vieira Wiltgen
A gramadense é filha de Maria Onira Ramos Vieira Wiltgen e Romi Antonio Wiltgen. Mãe do Danilo Vieira Klein, de apenas 4 anos, e namorada do Jonas Klein. Sua paixão por cavalos vem desde muito cedo. Em Gramado, tiveram várias pessoas que a incentivaram e lhe emprestaram cavalos por verem essa sua paixão. Participava sempre que possível das cavalgadas e, em 2010, foi coordenadora da 8º Cavalgada das Prendas de Gramado, que inclusive foi uma das maiores, onde contou com a presença de 120 prendas.
Do convívio com o pessoal dos cavalos, conheceu o esporte Laço Comprido. No ano de 2009, entrou pela 1ª vez em cancha, no Parque de Rodeios da cidade de São Francisco de Paula, representando a Cabanha Paraíso. O Laço comprido é um esporte onde as prendas estão cada vez mais conquistando seu espaço, um esporte familiar, onde todos têm muito carinho e zelo pelos animais.
Sobre o evento que participou nos dias 21 a 23 de outubro de 2022 na cidade de Bom Jesus (RS), percorreu 170 km para chegar e participar do Duelo de Prendas. Teve um total de 50 prendas inscritas. Foi uma laçada difícil, muito vento em cancha e um alto nível de laçadoras.
GTEK Soluções
A história da Gtek Soluções Tecnológicas começou em 10 de outubro de 2002, com muito pioneirismo e empreendedorismo, sempre motivados pelo objetivo de atender o mercado corporativo na área de Tecnologia da Informação. Logo, outras vertentes foram surgindo, como o fornecimento de equipamentos para computação e tecnologia em geral.
Com o tempo o foco da empresa foi se estreitando de fato para o objetivo inicial: a prestação de serviços para empresas e, até hoje, essa é a principal atividade da GTEK. Em abril deste ano a empresa mudou de endereço, passando a integrar o Verso Habitat Criativo, localizado no bairro Floresta, em Gramado. Hoje a GTEK atende diretamente ou está envolvida nas principais empresas da nossa região.

Hospital Arcanjo São Miguel
O único Hospital do município de Gramado iniciou sua história em 1º de maio de 1937, pelas mãos de gramadenses, liderados pelo Dr. Carlos Nelz. Ocasião quando foi formada a comissão Pró-Hospitalar de Gramado, sendo mais tarde a Sociedade Hospitalar de Gramado a qual ficou imbuída de angariar fundos para a construção de um "hospital modelo" para a região. Essa sociedade conseguiu angariar fundos para a compra de um terreno de 47.411 m² e os trabalhos preliminares como abertura de estradas, terraplanagem, cerca e a construção do muro.
Não conseguindo mais levar adiante o empreendimento, doou, no dia 27 de novembro de 1943, à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o terreno com as benfeitorias nele realizadas, tendo como cláusula a construção imediata do Hospital e que o terreno deveria ser utilizado somente para obras beneficentes.
Em 1945 foi iniciado o alicerce sendo inaugurado em 26 de outubro de 1947 passando a funcionar a partir desta data. Em 31 de março de 2006 com a benção da pedra fundamental deu-se início a construção do prédio Coração de Maria, ficando no andar térreo, a recepção SUS, Hemodinâmica (terceirizada com conclusão em 2008), 2º andar UTI, 3º andar a Unidade Coração de Maria (internação), 4º andar Unidade Barbara Maix (internação) e no 5º SAME.
 Em 2013 foi comunicado aos colaboradores que o HASM havia sido vendido e que passaria a fazer parte da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas) de Santa Maria. A Sefas esteve à frente da instituição até 2016, quando o Hospital sofreu intervenção administrativa até o momento.

Armazém 845
O Armazém 845 Empório Gastronômico, que se chamava Armazém Gallas, foi inaugurado em Gramado no dia 1º de novembro de 2012,  liderado pelos empresários Ronaldo Gallas e Cátia Gallas. Em 2019 o Armazém 845 se mudou para o atual endereço em uma nova e ampla loja. Com isto, a empresa ampliou trazendo sempre produtos de alta qualidade e um atendimento diferenciado. Desde o início, o casal Ronaldo e Cátia, sempre se prepararam para tornar realidade o sonho do próprio negócio. "Foi na época uma decisão difícil que me marcou muito", disse Ronaldo, que deixou a empresa familiar em Canela onde estava a frente junto com seu irmão e tios.
Após estes 10 anos, Ronaldo tem a certeza que seu projeto está consolidado. Ele conquistou o seu espaço, mas sempre está em busca de novidades. "Inovação é um de nossos valores, por isso sempre buscamos novas tendências e produtos, para oferecer o que há de melhor para os nossos clientes", relata. O Armazém 845 conta hoje com 22 colaboradores.

Data de publicação: 22/12/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas / Letícia de Lima