Vereadores Professor Daniel e Renan Sartori também anunciaram o projeto de lei que cria o Troféu Elisabeth Rosenfeld

O Kikito foi celebrado e oficializado na noite desta quinta-feira, dia 10, como patrimônio cultural de Gramado. Uma cerimônia realizada pela Câmara de Vereadores de Gramado no Museu do Festival de Cinema homenageou o icônico símbolo gramadense, "Deus do bom humor", na presença de autoridades, imprensa e classe cultural da cidade. A lei n° 4.088/2022, de autoria dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo em agosto deste ano.
Durante os pronunciamentos, os parlamentares enfatizaram a importância da estatueta, criada em 1966 pela artesã gramadense Elisabeth Rosenfeld. Aliás, a criadora do Kikito, será reconhecida novamente na cidade: os vereadores Renan e Professor Daniel adiantaram durante a solenidade que tramita na Câmara o Projeto de Lei do Legislativo 039/2022, que cria o Troféu Elisabeth Rosenfeld.
"O projeto visa desenvolver ações voltadas para o incentivo e a valorização dos artesãos, do cinema e da cultura gramadense, que tanto fizeram com que nosso município se desenvolvesse e fosse referência nestes quesitos para todo o Brasil", revelou Renan, presidente da Câmara. "O nome do troféu foi pensado para homenagear uma das pessoas mais representativas de Gramado, uma das mulheres de maior destaque da nossa história", complementou o vereador Professor Daniel.
Participaram da cerimônia, a diretora de Marketing da Gramado Parks, Lísia Diehl, o gerente-geral do Museu do Festival de Cinema, Fernando Guerra, a presidente do Conselho de Cultura, Viviane Kremer e o diretor de Eventos da Gramadotur, Diego Scariot.

Presenças ilustres
Também prestigiaram o evento – e foram muito aplaudidos – o artesão gramadense Orival da Silva Marques, mais conhecido como Xixo, que ficou responsável por esculpir as estatuetas em madeira entregues aos vencedores da primeira edição do Festival de Cinema de Gramado, e o mestre vidreiro, Marcelino Dias, que modela o Kikito em cristal.

Data de publicação: 11/11/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas