Moções foram entregues ao Lar de Idosos Maria de Nazaré, ao Senac Gramado, ao Festival de Cinema e à jogadora Sandra Foss

A sessão solene da Câmara de Vereadores de Gramado desta quarta-feira, dia 9, realizou a entrega de três Moções de Aplausos e uma de Reconhecimento, celebrando em uma única noite a importância do voluntariado, da educação de qualidade, dos eventos locais e do esporte. Foram homenageados com Moção de Aplausos o Festival de Cinema de Gramado pelos seus 50 anos, o Senac Gramado pelos seus 10 anos de atividades, e o Lar de Idosos Maria de Nazaré pelos seus 10 anos. As proposições são de autoria da Bancada Progressista, do vereador Neri da Farmácia (Progressistas) e da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), respectivamente.
Já a Moção de Reconhecimento foi concedida à Sandra Foss, pelo título de melhor jogadora de voleibol da Liga Master Gaúcha 2022. A homenagem foi proposta pelo vereador Roberto Cavallin (Progressistas).

Lar de Idosos Maria de Nazaré
O Lar de Idosos Maria de Nazaré passou a funcionar plenamente em 1º de setembro de 2012, há dez anos. Com o objetivo de promover a melhoria na vida das idosas, a casa abriga mulheres acima de 60 anos. É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e se mantém com recursos financeiros da doação de pessoas jurídicas e físicas, 70% dos benefícios das idosas, de subvenções da Prefeitura, do Conselho Municipal de Idosos, do Conselho Municipal de Assistência Social, da Câmara de Vereadores, por meio de emendas impositivas, e de verbas oriundas do Ministério Público e do Judiciário.
O Lar de Idosos Maria de Nazaré, desde que a idealizadora Vó Lacy (in memoriam) teve a missão de implantá-lo, foi erguido através da solidariedade. A instituição foi construída a partir da doação legal de terreno pelo ex-prefeito de Gramado, Walter Bertolucci (in memoriam), em 26 de agosto de 2006. "Sob a liderança da Vó Lacy, desde o ano de 2001, como já se sabia da doação do terreno, foram promovidos eventos, promoções e rifas e contatamos com empresários de Gramado para arrecadar fundos para o início da construção", contou Regina Moretti, atual coordenadora-geral e que faz parte da trajetória da Casa desde o início em 2012.
O Lar de Idosos Maria de Nazaré conta hoje com uma equipe de 18 funcionários formalizados, diretoria executiva, conselho deliberativo e fiscal, além de cargos voluntários.

Senac Gramado
No mês de agosto, o Senac Gramado comemorou 10 anos - uma década mudando a vida das pessoas por meio da educação profissional. Nesse período, a escola se consolidou com a oferta de cursos nas áreas de Gastronomia, Gestão, Idiomas, Informática e Turismo. Ao todo, a escola conta com mais de 30 cursos de qualificações para atender a demanda da Serra Gaúcha.
Ao longo destes 10 anos, foram mais de 5 mil estudantes capacitados em cursos presenciais e a distância e mais de 15 mil pessoas atendidas em ações gratuitas, como a Feira de Oportunidades da escola e as oficinas de Gastronomia realizadas durante eventos da cidade.
Desde 2014, o Senac Gramado também é um polo de educação a distância e, desde então, já formou mais de 400 alunos nesta modalidade. Além disso, a escola é uma referência na oferta dos cursos do Programa Jovem Aprendiz, que promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho.
A trajetória da escola já foi reconhecida regionalmente. A escola já ganhou os Troféus Bronze e Prata, no Prêmio Qualidade RS – PQRS, nos anos de 2016 e 2017, respectivamente. Entre os diferenciais estão o laboratório de Informática, Cozinhas Pedagógicas, salas personalizadas para os cursos de Idiomas e biblioteca com espaço web. Daniela Barbosa, diretora da unidade, usou a palavra em tribuna e destacou a missão do Senac: "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo".

Festival de Cinema de Gramado
A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema nacional. Em 1992, com a internacionalização, o evento também passou a fazer um panorama da produção ibero-americana, ampliando seus horizontes cinematográficos. Agora, fortalece a cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, sempre se adaptando a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.
Em mais de quatro décadas, o Festival foi palco de momentos significativos para a história e a afirmação da arte cinematográfica no país. Tudo começou em 1973, quando o evento foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição, que surgiu da união da Prefeitura de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado, aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, já com a disputa pelo Kikito, o "Deus do Bom Humor", cuja estatueta foi criada por Elizabeth Rosenfeld, incentivadora do artesanato gramadense.
Com o Festival de Cinema de Gramado, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral. A homenagem foi recebida pelo vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e o diretor de Eventos da Gramadotur, Diego Scariot.

Jogadora de vôlei, Sandra Foss
No ano de 2022 a homenageada recebeu o título de melhor jogadora de voleibol do Rio Grande do Sul pela Liga Gaúcha. Também foi destaque como melhor jogadora em torneio em Taquerembó no Uruguai. Foss, como é chamada nos jogos que participa, é natural de Gramado, tem 40 anos, é casada, tem duas filhas, formada em Educação Física e já foi professora, levantadora e treinadora.
Sandra começou sua paixão pelo voleibol ainda bem jovem, com incentivo de seus professores na escola, sendo convidada para jogar profissionalmente aos 14 anos, porém não levando a frente o sonho devido aos estudos. Depois de alguns anos, já formada e trabalhando, voltou a treinar em quadra e a competir profissionalmente. Conquistou durante seu caminho mais de 240 medalhas, diversos troféus e reconhecimento no esporte nos níveis estadual e nacional.
Hoje joga em diversos times como atleta independente de voleibol, entre eles Cristo da Universidade Luterana do Brasil, Amazonas de Porto Alegre, Roup de Caxias do Sul e PDV de Rosário do Sul.

Data de publicação: 10/11/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima

Compartilhe!