Amanhã, dia 13, comemora-se os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na sessão da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, 11, a conselheira tutelar Elizandra Terezinha Chaves, conhecida como Ellis, ocupou a Tribuna do Povo para falar do Estatuto e também da ação Semáforo do Toque, um trabalho preventivo de fortalecimento da informação que o Conselho Tutelar de Gramado desenvolve.
O intuito é para que as crianças compreendam através das cores onde adultos podem ou não tocá-las, e o que fazer caso ocorra o toque em locais proibidos. A ação já acontece desde março de 2020, e já foram realizadas palestras no Lago Negro, na Rua Coberta e em escolas do Município.
Segundo Ellis, o projeto visa aproximar o Conselho da comunidade escolar e das famílias, desenvolvendo ações de informação e prevenção para reduzir as violações dos direitos que as crianças e adolescentes vêm sofrendo. “Queremos também desmistificar a imagem do Conselho Tutelar como o de órgão punitivo, a polícia das crianças, e até mesmo como órgão que retira as crianças dos pais”, relata.
“É importante que todos estejamos mobilizados, todo tipo de violência é crime, pois muitas vezes o dano causado é imperceptível, mas deixa grandes marcas que causam grande dor e sofrimento, todo tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes deve ser denunciada, não se omita”, pediu a conselheira em tribuna.

Denuncie
Em Gramado, denúncias podem ser feitas pelos números: Disque 100 ou (54) 3286-4174 e (54) 9 9977-1973

Data de publicação: 12/07/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima