Um grupo de pessoas com deficiência (PcD) esteve reunido com os vereadores de Gramado na tarde de quarta-feira, dia 29.

Um grupo de pessoas com deficiência (PcD) esteve reunido com os vereadores de Gramado na tarde de quarta-feira, dia 29, na Câmara, buscando apoio em algumas pautas sobre inclusão. Participaram também do encontro secretários do Executivo, como a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vera Simão, e o titular da pasta de Inovação e de Desenvolvimento Econômico, Ike Koetz.
A principal demanda apontada pelo representante do grupo que esteve na Câmara, Jairo da Conceição, que tem deficiência visual, foi a questão da empregabilidade para PcD's. Para ele, falta informação, incentivo, conscientização e fiscalização às empresas e gestores para que possam oportunizar pessoas com deficiência a preencherem vagas.
O vereador Neri da Farmácia (Progressistas), que intermediou o encontro, sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara, com um representante de cada partido, para contribuir com a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas em relação à temática.
Jairo também defendeu a criação de uma Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em Gramado, para que a cidade possa evoluir no tema da inclusão como um todo. A secretária Vera colocou a sua pasta à disposição para evoluir nas tratativas e destacou que poderá ocorrer a criação de um departamento neste sentido.

Data de publicação: 01/07/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima