Os vereadores de Gramado aprovaram uma Moção de Apoio aos aprovados no concurso público da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). De acordo com o documento de autoria do vereador Professor Daniel (PT) e assinado por todos os parlamentares da Casa, em julho de 2021 a Susepe solicitou a criação de 6.741 cargos na categoria funcional de agente penitenciário, em virtude da defasagem do sistema de segurança pública do RS.
Neste ano, através do edital 001/2022, ocorreu o concurso público, o qual exigia nota mínima de 60% para aprovação e realização do Teste de Aptidão Física (TAF). Dos 16.054 inscritos, apenas 3.744 conseguiram atingir a nota mínima exigida para prosseguir no certame, um número bem aquém do que se necessita e ainda, embora a grande necessidade de novos profissionais, o edital limitou o número de 3 mil aprovados para realização do TAF e demais fases, eliminando aproximadamente 800 aprovados, ou seja, que atingiram a nota mínima exigida, do certame.
“A reivindicação é que a Susepe retifique o edital, para que todos os aprovados possam realizar o TAF, visto que possivelmente existirão candidatos que não atingirão o desempenho mínimo do teste de aptidão física e, portanto, não poderão seguir no certame, o que contribuirá para o aumento da defasagem e prejuízos ao sistema de segurança do Estado”, aponta a justificativa.

Data de publicação: 09/05/2022

Créditos das Fotos: Letícia Lima