A Câmara de Gramado promoveu uma sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, dia 20, a fim de adiantar a votação de dois Projetos de Lei do Poder Executivo. Ambos foram aprovados por seis votos favoráveis e nenhum contrário. O resultado não foi unânime porque o presidente Renan Sartori (MDB) vota apenas em caso de empate e os vereadores Neri da Farmácia (Progressistas) e Professor Daniel (PT) não estiveram na sessão.

O Projeto de Lei 07/2021 autoriza a Prefeitura de Gramado a contribuir financeiramente com o Centro de Tradições Gaúchas Manotaço. Deste modo, a Prefeitura Municipal poderá contribuir com o CTG com o valor de até R$ 40 mil reais, a fim de promover o 42º Rodeio Nacional de Gramado e o 1º Rodeio Internacional.

O Projeto de Lei 08/2022, por sua vez, autoriza a destinação de recursos públicos para a Gramado Turismo, empresa prestadora do serviço de transporte coletivo em Gramado. O valor a ser repassado é de R$ 250 mil, destinado a cobrir o déficit apurado no período entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, em função da redução do número de usuários do serviço ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Reunião com Gramado Turismo

Os vereadores do município reuniram-se ainda na manhã desta quinta-feira, no período que antecedeu a sessão extraordinária, com Gilnei Garcia, diretor da empresa Gramado Turismo, e com Tiago Procópio, diretor de Trânsito e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal.

A intenção do encontro foi detalhar o Projeto de Lei 08/2022 e visar a garantia da retomada de rotas consideradas prioritárias para a comunidade de Gramado. Deste modo, a empresa prestadora do serviço afirma que haverá novas rotas no município: na Linha Nova retornaram quatro roteiros, e outro será acrescentado; na Linha Tapera serão inseridas duas linhas em horários mais adequados de acordo com a comunidade; na Serra Grande existem três rotas, e outras duas poderão ser adicionadas; na Linha 28/Carahá já existem três roteiros; e ainda será executado um estudo para acrescentar novas linhas ao Vale dos Pinheiros. “Nosso trabalho é para buscar este acordo de manutenção e retomada de rotas tão importantes para a comunidade”, atesta o presidente da Câmara de Gramado, Renan Sartori (MDB).

O valor de R$ 250 mil destinado pelo Poder Executivo poderá ser utilizado, neste caso, apenas para a quitação de débitos oriundos da inadimplência total ou parcial da empresa, tais como contribuições previdenciárias, verbas trabalhistas e pagamento a fornecedores. “O repasse será muito importante porque antes a Gramado Turismo atendia em torno de 4,3 mil pessoas por dia, e hoje o número reduziu para R$ 1,3 mil”, atesta Tiago Procópio.

Recesso parlamentar

O Poder Legislativo de Gramado está em recesso parlamentar até o dia 16 de fevereiro de 2022. O retorno das sessões plenárias ocorre em 22 de fevereiro, às 18 horas. A Câmara de Vereadores, no entanto, permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3295-7000.

Data de publicação: 20/01/2022

Créditos das Fotos: Divulgação