A Câmara Municipal de Vereadores sediou na noite da terça-feira, dia 30, a sessão solene para entrega de três moções de aplausos. A Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou-se durante o evento, que aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld. A transmissão está salva no Facebook da Câmara Municipal.

*50 anos da Linguiçaria Zacarias

Zacarias Elias de Moura nasceu em Gramado, no bairro Moura, em 1935. É filho de Maria José de Moura e Olidio Elias de Moura. Em meados dos anos 60, por necessidade, começou a fabricar linguiça e produtos de origem suína - e descobriu uma maneira de complementar a renda.

Assim, em 1971, abriu sua fábrica que permanece no mesmo local até hoje. Atualmente a empresa é administrada pelos filhos e netos.

Proprietário da Zacarias, Ubirajara Elias de Moura: “Falar destes 50 anos é uma tarefa difícil, porque muito se fez. Toda a nossa família foi criada naquele mesmo espaço, com a mãe dando todo o suporte. A gente continua vivendo e trabalhando da mesma forma. Meu pai era um exemplo no trabalho, mas também no jeito de tratar as pessoas sempre como iguais”.

Vereador Neri da Farmácia (Progressistas), autor da moção: “Para chegar a essa trajetória de trabalho, de história, com certeza foram muitas horas de dedicação, de amor, de carinho pela Linguiçaria. E o mais bonito de tudo é que o legado está sendo passado aos filhos e aos netos do Zacarias”.

*40 anos do Gramado Cross Clube

Há 40 anos nascia o Gramado Cross Clube, fundado em Gramado por um grupo de amigos que vem realizando etapas de motocross desde então.

Presidente do Gramado Cross, Karl Rost: “A nossa entidade tem uma história incrível, de coragem para fazer esse esporte que é muito radical e perigoso. Portanto é arriscado porque o piloto se doa totalmente. É desafiador demais. Por isso ficamos muito gratos por sermos lembrados”.

Vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), autor da moção: “É uma grande satisfação prestar essa homenagem para os 40 anos dessa linda história. Vocês todos estão de parabéns. O Cross Clube pra mim sempre foi uma inspiração, porque a entidade faz o melhor do seu esporte”.

*10 anos da Orquestra Sinfônica de Gramado

A Orquestra Sinfônica tem em suas atividades a implementação de projetos artísticos; a criação de grupos como orquestras, corais, festivais, seminários; aberturas e musicais; bem como a formação gratuita tanto no ensino de instrumentos musicais, como na realização de concertos comunitários. Na formação gratuita integra o projeto da Orquestra Jovem, que visa a formação destes alunos ao mercado de trabalho.

O projeto da criação da Orquestra Sinfônica de Gramado iniciou em 2009, tendo a sua estreia na abertura do Natal Luz em 2011. O grupo teve como seu primeiro maestro Bernardo Grings, até meados de 2017, quando assume Linus Lerner.

Coordenador de produção e logística interna, Heitor Knorst: “A área musical em Gramado começou a se fomentar na década de 80. Lá começamos a plantar a semente. Fomos evoluindo com o passar dos anos, e em 2008 o Allan veio com a ideia da nossa Orquestra”.

Coordenador de gerenciamento, Júlio Cesar Wagner: “Todos aqui sabem da dificuldade que é ser músico. A Orquestra de Gramado surgiu quando eu estava optando por só trabalhar com música, por isso foi um divisor de águas. Hoje sou músico graças a essa Orquestra”.

Diretor geral, Allan John Lino: “Este é um sonho que foi sonhado junto, em coletivo. Desta terra não levamos nada, mas podemos deixar um legado. A música na minha vida fez com que eu fizesse a escolha de multiplicar, valorizar, protagonizar o dom da arte”.

Vereador Ike Koetz (Progressistas), autor da moção: “Tudo se resume à paixão e ao amor pelo que se faz. Sem isso, não há sucesso. Não há legado. Parabéns a todas estas histórias cheias de trabalho e talento”.

Vereador Renan Sartori (MDB), autor da moção: “É gratificante saber que podemos ter a honra e o dever de homenagear as pessoas, empresas, clubes, entidades, grupos, que têm feito algo significativo e diferente para Gramado”.

Data de publicação: 30/11/2021

Créditos das Fotos: Letícia Rossa