A Câmara de Gramado autorizou por sete votos, na noite desta segunda-feira, dia 25, o Projeto de Lei 86/2021, em que a Prefeitura de Gramado está autorizada a alterar a Lei 1.880, de 30 de novembro de 2001, que trata da proteção do patrimônio histórico, artístico, ambiental e cultural de Gramado. A aprovação não foi unânime porque a vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) não esteve na sessão e o vereador Professor Daniel (PT) vota apenas em caso de empate.

A intenção do PLO é criar referências que ampliem o conceito de patrimônio histórico, anteriormente restrito a bens de natureza material. Deste modo, também poderão ser incluídas questões imateriais. Fazem parte deste acervo de patrimônios históricos: monumentos naturais; construções e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arquitetônico, etnográfico, bibliotecário, arqueológico, palenteológico e científico; formas de expressão da cultura local, como festas, celebrações, fazeres e saberes; manifestações populares e folclóricas; memórias de grupos étnicos; e criações artísticas, científicas e tecnológicas relacionadas a Gramado.

Data de publicação: 25/10/2021

Créditos das Fotos: Paulo Vargas