A Câmara de Vereadores aprovou por sete votos, na noite desta segunda-feira, dia 25, o Projeto de Lei do Legislativo 16/2021, de autoria do vereador Ike Koetz (Progressistas). Com isso, será nomeado como Praça Vó Lacy Bertoja o espaço situado no loteamento Ipê Amarelo.

A praça está situada na quadra entre as ruas Ipê Roxo, dos Pinheiros, do Cedro e Flamboiant, no bairro Planalto. Lacy Bertoja nasceu em 13 de março de 1926, em Gramado, e faleceu em setembro de 2020. É mãe de Sérgio, Fernando (in memória), Paulo, Renato, Marcelo (in memória) e Bárbara; avó de 12 netos e bisavó de 14 jovens.

Em 1953 passou a se dedicar ao estudo da doutrina espírita e à formação do Centro Espírita de Gramado. Em 1991 fundou a Sociedade Espírita Esperança e alavancou a entidade, saindo de uma garagem junto ao Hospital Santa Teresinha para sua sede própria no Lago Negro. Em 1997 constituiu o Núcleo de Estudos Ivan Albuquerque (nome dado em homenagem ao espírito de Ivan Santos de Albuquerque, que faleceu em um acidente de trem) na comunidade do Altos da Viação Férrea (antiga passagem do trem), na Várzea Grande.

Em 23 de junho 1997 foi criada a Fundação Espírita Maria de Nazaré, hoje Lar de Idosos Maria de Nazaré. Vó Lacy liderava, ainda, movimentos beneficentes, datas comemorativas, oficinas de arte, orientação infantil e oferecia o conforto, a oração, a palavra de otimismo, a esperança e a determinação.

Data de publicação: 25/10/2021

Créditos das Fotos: Paulo Vargas