A noite de sexta-feira (22) foi festiva na Câmara Municipal, oportunidade em que foi realizada Sessão Solene para entrega de Moções de Aplausos a entidade, empresas e pessoas que marcaram seu nome na cidade de Gramado.

Sessão Solene marca entrega de Moções

 

A noite de sexta-feira (22) foi festiva na Câmara Municipal, oportunidade em que foi realizada Sessão Solene para entrega de Moções de Aplausos a entidade, empresas e pessoas que marcaram seu nome na cidade de Gramado.

Receberam a homenagem:

- Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau, pelos 20 anos de atividades. A proposta é de autoria do vereador Luia Barbacovi (Progressistas);

- Doces de Frutas Masotti pelos 70 anos de atividades. A proposta é de autoria do vereador Luia Barbacovi (Progressistas);

- Segursul Corretora de Seguros pela passagem dos 30 anos de atividades. A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel (PT);

- Os soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi em reconhecimento ao trabalho realizado por estes em prol da segurança pública no município de Gramado. A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel (PT);

- Os policiais militares Rogério de Almeida Texeira, Júlio César Corrêa e Leandro Alves da Fonseca, do Pelotão de Operações Especiais (POE), e Mariceles Stocco e Eduardo Lima de Rodrigues da Brigada Militar de Gramado, que em conjunto salvaram um casal da morte na última semana. A proposta é de autoria do vereador Volnei da Saúde (Progressistas).

Conheça mais sobre os homenageados:

Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau

A fundação região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, é uma entidade civil, sem fins lucrativos que tem como foco a captação de eventos associativos, corporativos, esportivos, incentivo e sociais, e completa em novembro 20 anos de atuação. Através de seu trabalho, até o momento, mais de 800 apoios foram prestados a empresas e entidades, atraindo mais de 657 mil participantes nos eventos de Canela e Gramado, e houve um incremento de mais de R$ 590 milhões na economia. No ano de 2018, foram 90 eventos captados e apoiados, gerando mais de 100 milhões de reais em negócios. São destaque entre os Convention Bureaux do estado e país, visto representarem quase 20% dos eventos captados por Conventions no Brasil e por 85% dos eventos captados por Conventions do Rio Grande do Sul. A base associativa do Convention Bureau é composta por 150 empresas, que atuam em 43 segmentos diferentes. Essa trajetória inicia-se em 1999 dentro da Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, sendo ligados a esta entidade até 2006 quando é instituída a Fundação Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau.

Segue relação dos ex-presidentes:

1999/2000 – Sr. Luciano Peccin

2001 – Sr. Luiz Carlos Caio Tomazelli

2002 – Sr. Gilberto Tomasini

2003/2005 – Sr. Pedro Andreis

2005/2007 – Sr. Baltazar Saldanha

2007/2012 – Sr. Mauro Valmórbida

2012/2016 – Sr. Rogério Poloni

2016/2020 – Sr. Eduardo Zorzanello

Doces de Frutas Masotti

No final de 1937, Irineo Masotti natural de Caxias do Sul, estabeleceu-se, juntamente com sua família, na localidade de Linha Bonita, município de Gramado. Num local de difícil acesso, pois só possuía pequenas trilhas que levavam a Estrada da Linha Bonita e uma outra pelo Mato Queimado, passando por onde está localizado hoje o Golf Clube, por terras que pertenciam aos seus irmãos. Trabalhando como agricultor, juntamente com a esposa Dalalice Salvador Masotti, plantava trigo, milho e outros produtos para sustento e também, figos, pois sabia que na cidade tinha uma fábrica de doces de frutas, como figada e marmelada, e Gramado já despertava para o turismo. Melhorou o acesso à sua terra e continuou fornecendo seus figos para a fábrica e também para os hotéis. Com o aumento da sua produção de figos, a fábrica não conseguia absorver tudo. Então Irineo começou a idealizar sua própria fábrica e passou a incentivar os agricultores da região para o plantio de frutas. Assim em 24 de janeiro de 1949 solicitou o registro na Secretaria Estadual de Saúde, para produzir figada, pessegada e marmelada, já com a denominação de Doces de Frutas Masotti. Inicialmente, a produção era feita direta em tachos de cobre, sobre fogo e as pás eram movidas com motor à gasolina. Em 1953 foi instalada a primeira caldeira a vapor e também tachos de cozimento a vapor, movidos à eletricidade, produzida por gerador. Alguns anos depois foi conseguida a licença para a construção de uma estrada (atual Irineo Masotti). Em 1958, a empresa conseguiu seu primeiro veículo, uma caminhonete Chevrolet 1951. Em 1971 chegou a Rede Elétrica, fornecida pela CEEE. Assim foram instalados novos equipamentos, mais modernos e a produção aumentada, passando a atender todo o Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outras regiões brasileiras. Nestes anos, a empresa passou por vários momentos de alternâncias, principalmente em função da economia do país. Após 60 anos comandados pela família de Irineo e Dalalice, a marca Masotti foi adquirida pela empresa que tem à frente o Sr. Rafael Ronsoni. Irineo e Dalalice Masotti tiveram 8 filhos. Diva, Elicio, Lirio, Iris, Rele, Remi, Marlene e Maria Helena. Todos trabalharam na empresa, alguns até 2009.

Segursul Corretora de Seguros LTDA

A Segursul iniciou suas atividades em 02 de maio de 1989 em um prédio locado na Av. Borges de Medeiros tendo como diretores André Márcio Cavichioni e Fernando Mapelli. O começo da empresa foi modesto, alicerçado na força de vontade e dedicação, foi difícil, árduo e com poucos resultados financeiros. Em 2005 a corretora transferiu-se para a sua sede própria na Rua das Fontes, a qual localiza-se atualmente. Ano a ano, após muito trabalho, esforço e seriedade, a empresa começou a fixar-se no mercado, devido ao bom conhecimento do ramo e a qualidade de seus serviços. Atualmente a empresa possui 03 escritórios, em Gramado, Canela, e Nova Petrópolis, contando com 18 colaboradores no seu quadro de funcionários. Especializada na Administração e corretagem de seguros, a Segursul presta um serviço competente na garantia de proteger o patrimônio das pessoas e aliado a isso, a Segursul opera com as melhores seguradoras do país, estando apta a operar em todos os ramos de seguros.

Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi

Moção visa aplaudir os Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi pelo reconhecimento do trabalho realizado visto que, recentemente estes soldados arriscaram suas próprias vidas para fazer o resgate de Heitor Palhano Dremer, vítima de incêndio em uma residência no município de Gramado.

Jhonatan de Figueiredo Marques nasceu no dia 05 de julho de 1992 na cidade de Bagé/RS. Filho de Ruimar de Freitas Marques e Marlenir de Figueiredo Marques e é casado com Juliana Gaberlon dos Reis de Figueiredo. Jhonatan ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 10 de setembro de 2012, e após a conclusão do curso de formação, escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado. Neste período realizou cursos e estágios de capacitação voltados à atividade de bombeiro, como salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao suicídio, combate a incêndio, suporte básico de vida e também o curso de salvamento veicular realizado no município de Bento Gonçalves no ano de 2015. Após a realização do curso de salvamento veicular se interessou muito pela área, já que atualmente é um dos tipos de ocorrência mais atendidas pelos bombeiros. Posteriormente participou de outros cursos e capacitações na área e veio a se tornar, desde 2015, Instrutor de Salvamento Veicular, já tendo ministrado, junto com outros colegas da Corporação, aproximadamente 18 cursos para mais de 400 bombeiros em diversas cidades e regiões do Estado. Nestes 7 anos de profissão, o soldado já recebeu 06 elogios por parte de seus comandantes pelo desempenho de suas funções, além de receber em março de 2018, o Certificado de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços prestados como Instrutor de Salvamento Veicular e, em maio de 2018, recebeu a Comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do rio Grande do Sul pelos relevantes serviços prestados à Corporação. Jhonatan diz que têm por objetivo zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira, bem como, atuar da melhor forma possível em prol da sociedade, com o objetivo maior da missão que é ser bombeiro: salvar e proteger vidas!

Allessandro Pereira Righi nasceu no dia 11 de janeiro de 1990 na cidade de Rosário do Sul-RS. Filho de Jorge Luiz Righi e Daniela Pereira Righi. É casado com Ângela Cristina Vieira Furlan e pai de Antônia Furlan Righi e Djuly Furlan. Allessandro ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 12 de setembro de 2012, após a conclusão do curso de formação escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado. Neste período realizou curso e estágios de capacitação voltados a área de bombeiro, como Curso de Prevenção e combate a incêndios, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Buscas e Resgate em Estruturada Colapsada, Curso de Salvamento em Altura, entre outros na área de salvamento. No período de 2013 a 2016 trabalhou na cidade de Gramado, vindo a solicitar, em 2016, transferência para o Corpo de Bombeiros de Canela, por residir próximo a unidade da cidade lindeira. Allessandro diz que têm por objetivo profissional zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira. Ele ressalta ainda que a sua missão é salvar sempre, segundo ele, ser bombeiro não é apenas uma profissão, é uma missão! Allessandro diz sempre levar consigo a ideia de fazer o bem, sem olhar a quem, e dar sempre o seu melhor para garantir que isso seja possível. Nossa vida é essa e como diz o lema do Corpo de Bombeiros: Salvar, Salvar, Sempre Salvar! No dia 22 de outubro de 2019 esses dois bombeiros realizaram o resgate do Jovem Heitor Dremer, que se encontrava no interior de uma casa em chamas no Bairro Piratini em Gramado. Aproximadamente 30 minutos após o início do combate às chamas a guarnição de bombeiros de Gramado e Canela começou a ouvir gritos de uma senhora a qual chamava pelo nome de Heitor, sendo assim o Soldado Allessandro desceu um muro de aproximadamente 2 metros, local onde realizava o combate às chamas localizado aos fundos de uma lavanderia que fazia divisa com a residência, para chegar até a referida senhora, momento em que esta se identificou como sendo mãe de um jovem que também residia no local e que não havia conseguido sair. Prontamente o Soldado se deslocou para o interior da residência, a qual ainda possuía chamas e muita fumaça densa em seu interior, para realizar a busca pelo jovem. Após encontrá-lo avisou aos outros colegas que ali se encontravam que o mesmo ainda tinha pulso e solicitou ajuda para poder fazer o resgate e neste mesmo momento informou que seu Equipamento de Proteção Respiratória estava sem ar e que teria que sair da residência para a troca. Diante desta situação o Soldado Figueiredo, que encontrava-se nos fundos da lavanderia ajudando no combate às chamas pela parte superior da residência, imediatamente solicitou ao Bombeiro Civil Reginaldo que buscasse outro equipamento para o Soldado Allessandro mas, devido à grande distância onde se encontrava o Auto Bomba-Tanque com os materiais, Figueiredo resolveu ir no mesmo momento ao encontro do Soldado Allessandro para ajudá-lo. Para chegar até a residência desceu um muro de aproximadamente 2 metros da residência vizinha da lavanderia, deslocou pelo pátio desta residência e então se deparou com uma grade com pontas pontiagudas que fazia a divisa dos lotes que possuía em torno de 2 metros de altura. Após fazer contato com o Soldado Allessandro, através dessa grade, viram que eram os únicos que estavam próximos a entrada da residência e que teriam chances de resgatar o jovem ainda com vida. Neste momento o Soldado Allessandro adentrou novamente na casa sinistrada enquanto isso o Soldado Figueiredo retirou seu Equipamento de Proteção Respiratória, que neste momento também já estava sem ar, para conseguir transpor a referida grade que fazia divisa das residências, e também adentrou na residência para ir ao encontro do jovem e ajudar no resgate já que o tempo era crucial para tirá-lo ainda com vida do local. O jovem encontrava-se sentado no banheiro da residência, desacordado com boa parte de seu corpo com queimaduras, mas com sinais vitais e foi então que os dois soldados fizeram a retirada do mesmo para fora da residência e, em local apropriado, solicitaram apoio do SAMU que se encontrava no exterior para prestar o socorro imediato ao jovem e levá-lo ao hospital para atendimento. Cabe ressaltar a grande dificuldade em localizar e retirar o jovem do interior da residência, visto que havia muita fumaça densa e chamas no local, o que dificultava muito a localização, a visão e a locomoção dos dois soldados com o jovem desacordado para fora da residência em questão. Mesmo diante de todas as dificuldades encontradas os Soldados Figueiredo e Allessandro não mediram esforços para fazer o resgate deste jovem, demonstrando coragem e audácia no desempenho de suas funções e, mesmo pondo em risco suas próprias vidas, fizeram o possível para preservar e assegurar a vida deste jovem que, mesmo desacordado e com boa parte de seu corpo com queimaduras, demonstrava grandes chances de sobreviver se fosse retirado dali rapidamente como assim os soldados o fizeram.

Policiais militares Rogério de Almeida Texeira, Júlio César Corrêa e Leandro Alves da Fonseca, do Pelotão de Operações Especiais (POE), e Mariceles Stocco e Eduardo Lima de Rodrigues da Brigada Militar de Gramado

Um casal de turistas trafegava pela estrada do Moreira, por volta das 21h40 quando o motorista perdeu o controle do veículo Honda Fit, devido às chuvas fortes, e derrapou na estrada de chão, caindo numa ribanceira, descendo cerca de dez metros. O veículo por pouco não caiu no Rio Paranhana, ficando preso apenas por uma pequena árvore. A Brigada Militar foi acionada pelo motorista, e rapidamente os policiais chegaram ao local. Os PMs se amarraram em cordas e conseguiram tirar o casal pelo porta malas do veículo. “O carro estava descendo para cair no rio. O casal não conseguia sair do carro. Estava chovendo bastante no momento do salvamento, mas graças a Deus deu tudo certo e conseguimos resgatar eles”. Justifico que esta moção tem a finalidade de homenagear o ato de bravura destes Policiais, os quais arriscaram suas próprias vidas para obter sucesso no salvamento de moradores que trafegavam no local.  Um ato que sem dúvida ultrapassa o limite do homem comum, tendo os PMs demonstrado nobreza e princípios que merecem ser destacados, apoiados e aplaudidos por esta Casa Legislativa. 

Data de publicação: 25/11/2019

Compartilhe!