Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foi comemorado na segunda-feira, 3, com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea – Museu do Trem, no Bairro Várzea Grande.

Cerimônia comemora os 100 anos chegada do trem em Gramado

 

Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foi comemorado na segunda-feira, 3, com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea – Museu do Trem, no Bairro Várzea Grande. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) representou a Casa.

Durante a cerimônia, José Rissi, um dos moradores mais antigos da Várzea Grande, fez a leitura de um texto feito pela historiadora Marilu Kern, especialista em história do Rio Grande. Em seguida, os convidados assistiram a um documentário sobre os 100 anos da chegada do trem.

HISTÓRIA

No dia 1 de junho de 1919, o trem chegou a Várzea Grande. O empreiteiro João Corrêa enfrentou vários problemas e desafios de topografia para fazer com que o trem alcançasse até a Várzea. Para que a Maria Fumaça chegasse até Gramado, havia uma montanha difícil de ser superada. Os recursos limitados foram combustíveis para a criação do Rabicho (solução única na América Latina, em que o trem realizava uma manobra até a estação da Várzea para o desembarque dos passageiros). A partir disso, o trem subia de ré, com maior capacidade de tração, até um ponto onde os passageiros embarcavam novamente.

Texto editado de Bruna Campos

Foto: Carlos Borges/Prefeitura

Data de publicação: 04/06/2019

Compartilhe!