Projeto que cria o Conselho Municipal de Saneamento
Câmara aprova criação no Conselho Municipal de Saneamento
Os Vereadores aprovaram na sessão descentralizada de ontem, dia 03, o projeto que cria o Conselho Municipal de Saneamento – CMS do Município de Gramado, para fins de controle social, de planejamento e de avaliação de sua execução, sendo assegurada a representação de forma paritária de representantes da sociedade civil, em relação aos representantes governamentais, nos termos das Legislações Vigentes.
O CMS será então um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e normativo na formulação da política Municipal de Saneamento. Serão suas atribuições:
- formular as políticas de saneamento definindo estratégias e prioridades;
– acompanhar e avaliar a implementação das políticas;
– discutir e aprovar a proposta e atualizações do Plano Municipal de Saneamento;
– discutir e aprovar as propostas de Projeto de Lei relacionadas ao Saneamento;
– examinar matéria em tramitação na administração pública municipal, que envolva a questão de saneamento, a pedido do Poder Executivo, de qualquer órgão ou entidade do SIMSA, ou por solicitação da maioria dos seus membros;
– propor e incentivar ações de caráter informativo e educativo para a formação da consciência pública, visando a qualidade ambiental;
– indicar penalidades administrativas, financeiras e disciplinares pela não observância das normas de regulação dos serviços de saneamento;
– solicitar auditorias;
– definir padrões e critérios relacionados à prestação dos serviços;
– emitir certificação de qualidade dos serviços de saneamento;
– criar e extinguir câmaras técnicas temáticas;
– determinar a Agência Reguladora a realização de atividades de interesse a promoção dos serviços de saneamento e a melhoria da qualidade ambiental;
– estabelecer critérios para declaração de áreas críticas, de risco sanitário e de ameaça à saúde pública;
– analisar e aprovar proposta de revisão das tarifas e da tabela de prestação dos serviços de saneamento;
– analisar e aprovar o consumo mínimo mensal de água decorrentes de efeitos de sazonalidade ou deficiência de recursos hídricos disponíveis estabelecendo as condições de sua implantação e cobrança;
– acompanhar e apreciar o cumprimento dos contratos de concessão dos serviços de saneamento;
– fomentar a articulação das políticas públicas relativas à Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Urbano, Uso do Solo, Recursos Hídricos com a de Saneamento;
– articular-se com outros conselhos existentes no município e no Estaco com vistas à implementação do Plano Diretor de Saneamento do Município;
– aprovar a convocação de audiências públicas;
– fixar as diretrizes de gestão do Fundo Municipal de Saneamento;
– elaborar, aprovar e modificar seu regimento interno;
– outras competências que vierem a ser estabelecidas pelo seu regimento interno.
O Conselho será composto de 13 membros, sendo um um titular e um suplente, representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil:
* 1 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
* 1 da Secretaria Municipal da Fazenda;
* 1 da Secretaria Municipal de Turismo;
* 1 da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil;
* 1 da Secretaria Municipal de Saúde;
* 1 da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços.
*1 da Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias;
*2 das Associações de Moradores dos bairros mais populosos da cidade, escolhidos em Assembleia Geral;
*1 da concessionária dos serviços de saneamento;
* 1 de entidade ambientalista;
* 1 do sindicato da construção civil;
*1 do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR Serra Gaúcha.
Data de publicação: 04/06/2019