Vereadores Jovens eleitos serão diplomados quinta

Na próxima quinta-feira, dia 09, às 19h, em Sessão Especial de Diplomação, a Câmara Municipal, a Secretaria de Educação e o Cartório Eleitoral de Gramado promovem, na sede do Legislativo, a entrega aos Vereadores Jovens de seus diplomas.

Os 18 Jovens foram eleitos em pleito realizado nas respectivas escolas no dia 26 de abril. As eleições aconteceram em 10 Escolas Municipais, 03 Estaduais. As Escolas Ninho, Cenecista e David Canabarro optaram por não participar. Assim sendo, para compor as 18 cadeiras restaram eleitos os mais votados de todas as Escolas concorrentes, e os cinco segundos candidatos mais votados entre todas. São eles:

Escola Gentil Bonato                                     Camile Vitória da Silva Paz                          9º ano

Escola Henrique Bertoluci Sobrinho        Raissa Brombatti Scheuer                           6º ano

Escola Maximiliano Hahn                             Sofia Romero da Silva                                   8º ano

Escola Pedro Zucolotto                                Luana Fassbinder dos Santos                    7º ano

Escola Presidente Vargas                            Pietro Geordano Alves Parmegiani         9º ano

Escola Vicente Casagrande                         Stephanie Eduarda Oliveira da Silva        8º ano

Escola Dr. Carlos Nelz                                    Érika Sayla Barbacovi Mangold                  9º ano

Escola Dr. Carlos Nelz                                    Vitória Carolina dos Santos                         7º ano

Escola Nossa Senhora de Fátima              Guilherme Oliveira Obem                           9º ano

Escola Nossa Senhora de Fátima              Vitória Schult de Souza                                9º ano

Escola Mosés Bezzi                                        Jaqueline Dambrós                                        9º ano

Escola Mosés Bezzi                                        Kauane Paula Pereira                                   7º ano

Escola Senador Salgado Filho                     Pedro Randon                                                 9º ano

Escola Senador Salgado Filho                     Julia Cardoso                                                    6º ano

Escola Boaventura Ramos Pacheco         Aline Lovatto Rodrigues                                              8º ano

Escola Boaventura Ramos Pacheco         Jonathan Chaves Nunes                                             9º ano

Escola Nossa Senhora da Pompéia          Guilherme Mazzurana Ghesla                  8º ano

Colégio Estadual Santos Dumont             Jeferson Lima da Rosa                                  8º ano

Resumo do Projeto que foi reeditado em 2019

O Projeto permitirá ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que se vive, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

O Vereador Jovem tem o intuito de despertar o exercício da cidadania entre os jovens, além de aproximar o Legislativo da população. Em parceria com as escolas, a Câmara oportunizará aos alunos momentos de participação em diversas atividades durante o ano, para assim conhecer o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos, e por extensão à comunidade, sobre o funcionamento, finalidade e a importância do Legislativo Municipal de Gramado.

Trata-se de encontros quinzenais na Câmara, com atividades de linguagem acessível, objetivando estimular a reflexão e a interação dos participantes com a projeção de slides, esquemas, imagens, reuniões simuladas de comissões para análise de projetos e sessão plenária do Vereador Jovem.

No final de cada ano será realizada solenidade de formação dos Vereadores Jovens onde receberão certificados de conclusão.

Próximos encontros

Os Vereadores Jovens participarão a partir do dia 09 de diversas ações. No dia 13 de maio, às 18h, estarão presentes na sessão ordinária da Casa, acompanhando o trabalho do Legislativo e dos Vereadores, e no dia 05 de junho participam da Sessão Solene de Posse dos Vereadores Jovens, oportunidade em que farão a eleição da mesa e também o sorteio dos apadrinhamentos. Nessa data os Vereadores Jovens farão uso da palavra pela primeira vez.

A partir desta data o trabalho será mesclado entre teoria e prática, com encontros quinzenais em datas a serem acordadas com os eleitos e seus responsáveis.

Data de publicação: 08/05/2019