PIM recebe Moção pelos 15 anos

Foi aprovada na noite de segunda (22), a Moção de Aplausos pela passagem dos 15 anos de instalação do PIM - Programa Primeira Infância Melhor no município de Gramado. A proposta é de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).
A entrega da homenagem será na sessão ordinária do dia 13 de maio, com início às 18h, no Plenário Julio Floriano Petersen, sede do Legislativo.
Histórico
No dia 15 de outubro de 2003, foi instalado no município de Gramado o PIM – Programa Primeira Infância Melhor, que tem como objetivo orientar as famílias e gestantes, a partir de suas culturas e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças.
Sendo assim, prioriza o desenvolvimento infantil através de atividades que contemplam aspectos como: comunicação e linguagem, habilidades, intelectuais, motricidade fina e ampla, valorização do meio em que vivem, jogos e brincadeiras, afetividade, saúde, higiene e nutrição. Um dos principais objetivo do programa é fortalecer o vínculo familiar.
“Quando os pais participam do desenvolvimento de seus filhos, as crianças não só se tornam fisicamente mais saudáveis como também mentalmente mais capazes e emocionalmente mais seguras”.
Atualmente o PIM de Gramado conta com a seguinte equipe:
3 Visitadoras:
- Djeniffer Zucolotto Leal – Formada em Pedagogia;
- Ingrid Bárbara da Luz – Formada em Pedagogia e pós-graduada m Neuropsicopedagogia;
- Pamela Correa Barcelos – Possui Magistério e é formada em História.
1 Monitora:
-Émili Cantinho de Souza – Formada em Pedagogia e pós graduada em Neuropsicopedagogia.
3 do Grupo Técnico Municipal:
- Silvana Silveira – Enfermeira da Secretária da Saúde;
- Clarinda Oliveira – Psicomotricista da Secretária de Educação;
- Emanuela Gasparin Costa – Assistente Social da Secretária da Assistência Social;
1 Coordenadora Geral:
- Fernanda Meireles – Diretora da atenção Básica de Saúde.
Neste ano de 2019, o PIM está atendendo 25 famílias e 30 crianças. Os atendimentos para gestantes e crianças de zero à três anos são atendimentos domiciliar, individual, uma vez na semana. Atendimentos para crianças de três a cinco anos são grupais na brinquedoteca uma vez na semana.

Data de publicação: 24/04/2019