Audiência debate alteração ao Código Tributário

A Câmara Municipal realizou audiência pública na tarde de hoje (18), para tratar do projeto do Executivo que altera o Código Tributário Municipal. Ele institui taxas para inspeção municipal para produtos de origem animal.

O intuito do Executivo com essa proposta é organizar as taxas que já são previstas. “O Código Tributário já prevêa as taxas, mas elas não foram cobradas, o que é renuncia de receita. Como estamos reorganizando o serviço de inspeção estamos olhando essa questão, e também para darmos tranquilidade a todos os envolvidos”, explicou o secretário de Agricultura, Alexandre Meneguzzo que explicou a proposta aos presentes.

Meneguzzo ainda destacou que o valor arrecadado irá para o caixa único, mas que após a regularização do Fundo específico buscará que o dinheiro fique para gestão deste. Ele também frisou que é uma lei que busca adequar-se a outras legislações vigentes.

62 – Taxa de Inspeção para abate de bovinos

R$ 9,00 por animal

62.1 – Taxa de Inspeção para abate de suínos, ovinos e caprinos

R$ 4,00 por animal

62.2 – Taxa de Inspeção para abate de aves e coelho

R$ 0,25 por animal

62.3 – Taxa de Inspeção para beneficiamento e industrialização de pescados

R$ 45,00 por tonelada

62.4 – Taxa de Inspeção para beneficiamento e industrialização de embutidos cárneos

62.5 – Taxa de Inspeção para fatiamento

R$ 90,00 por tonelada

62.6 – Taxa de Inspeção para beneficiamento de ovos

R$ 2,50 por cem dúzias

62.7 – Taxa de Inspeção para beneficiamento de derivados de mel, leite e etc

63 – Taxa para aprovação de projetos e localização

R$ 30,00

63.1 – Emissão de certificação de registro de estabelecimento

R$ 50,00

63.2 – Para inscrição por produto elaborado junto ao S.I.M.

R$ 40,00 por produto

63.3 – Encerramento das atividades dos estabelecimentos de produtos de origem animal

R$ 40,00

As agroindústrias, enquadradas no Programa Gramado Colônia, estão isentas de todas as taxas municipais referentes a esse projeto.

O projeto irá à votação nessa quarta-feira, dia 19, às 9h, em sessão extraordinária.

Data de publicação: 18/12/2018