Everton apresenta Moção a Tisott Esportes

Foi aprovada na sessão ordinária de segunda-feira, dia 15, a Moção de Apoio pela passagem dos 57 anos de atividades no município de Gramado a Tissot Esportes, proposta pelo vereador Everton Michaelsen (PMDB). A honraria será entregue na sessão ordinária do 22 de maio.

“É de suma importância reconhecermos a excelência em produtos, atendimento e serviços desta empresa que há tantos anos vem atuando e fortalecendo a economia gramadense”, destacou Everton.

Histórico

A Tisott Esportes (Sapataria Tisott Ltda.) é a terceira empresa mais antiga da cidade em atividade, nasceu em 1930 como uma selaria que foi adquirida por Carlos Tisott. O registro  com os dados atuais na junta comercial foi realizado em 09 de agosto de 1960 tendo como sócios a matriarca Anna Elfrieda Tisott (falecida) e os filhos Nelson (falecido) e Osvaldo,  que é o atual proprietário. A família produzia e vendia produtos de montaria, tendo como matéria prima o couro natural, que nos anos 50 eles passaram a utilizar também na fabricação de estofamentos, malas e bolas, com maquinário e ferramentas que Osvaldo ainda preserva em seu atelier.

Em 1967 Osvaldo tomou a frente dos negócios, e além de fornecer calçados masculinos e femininos, ele incorporou artigos esportivos ao mix de produtos da loja, trazendo seus amigos jogadores de futebol para comprar chuteiras. Ele integrava o time do Centro Esportivo Gramadense, vice-campeão estadual amador no ano de 1959.  Entre os produtos que mais fizeram sucesso na história da loja, ele destaca os sapatos femininos das marcas Catléia e Azaléia , as sandálias masculinas Rubra, tênis Olympikus, bem como os abrigos colegiais e chuteiras da marca Adidas. Em 1974, Osvaldo casou-se com a professora Loide, que o ajudou a impulsionar a empresa modernizando as antigas instalações.

Em 1995, o nome fantasia foi alterado para Tisott Esportes, e a partir daí a loja foi ampliada mais de uma vez, passando a oferecer também produtos importados de marcas mundialmente famosas. A loja passou a ser frequentada por turistas em busca de tênis confortáveis para passear apreciando a cidade e tornou-se ponto de encontro de praticantes de esportes das mais diversas modalidades de Gramado e região.

Ao longo de sua trajetória a empresa apoiou inúmeros eventos esportivos na cidade, como forma de incentivar hábitos saudáveis na comunidade e também agradecer a preferência de sua clientela. Leandro Tisott e Patrícia Tisott, filhos de Osvaldo, seguiram a vocação do pai e hoje atuam também no comércio administrando outras duas lojas na cidade, procurando sempre honrar os ensinamentos dele. Osvaldo completou 80 anos recentemente e comparece diariamente à empresa. Sua rotina inclui serviços administrativos, gravação de troféus e medalhas, encordoamento de raquetes de tênis, e a tradicional roda de chimarrão com os funcionários, hábitos que, segundo os filhos, ajudam a mantê-lo com a mente jovem e o corpo saudável.

Data de publicação: 17/05/2017