Dentro das ações da Semana Legislativa, o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen e diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes estiveram participando de Painel que abordou questões relativas às ERS que passam pela cidade de Gramado.

ERS são pauta de Painel na Câmara

Dentro das ações da Semana Legislativa, na tarde de ontem (11), o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen e diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, Nelson Lídio Nunes estiveram participando de Painel que abordou questões relativas às ERS que passam pela cidade de Gramado, 115, 235 e a 373. Além destes, também estavam presentes no encontro os Vereadores, o deputado Estadual Sérgio Turra e o secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Luiz Evando Quevedo.

O encontro que teve duração de aproximadamente duas horas foi pautado por inúmeros pedidos dos Vereadores e da comunidade, bem como por uma breve explanação por parte de Nunes, Westphalen e Turra. Os dois primeiros falaram sobre ações que estão sendo planejadas para as Rodovias que passam pela cidade e Turra enfatizou que veio para ouvir as demandas da cidade para ser a voz de Gramado na Assembleia.

Pontos de destaque:

- Faixas de Segurança: Ao ser informado do perigo causado pelas faixas ao longo da ERS o diretor-presidente da EGR comprometeu-se em verificar todas e retirar as que estão causando perigo, deixando apenas as que são necessárias em locais de grande fluxo e que tenham segurança para travessia;

- Rótula da Várzea Grande: Um dos pedidos mais requeridos no encontro tanto por Vereadores como por moradores foi a questão de uma solução urgente para a rótula da Várzea Grande. Nesse sentido Nunes explicou que a EGR e a Prefeitura de Gramado estão firmando parceria para a realização de uma obra, onde o Executivo Gramadense entrará com o projeto e a EGR com o custeio e realização da obra;

- Redutores de Velocidade: Quanto aos redutores de velocidade Nunes frisou que existem inúmeros pedidos de implantação de redutores, lombadas eletrônicas, dirigidos a EGR, porém destacou que não é a Empresa a responsável por esta questão e que sempre que recebe alguma solicitação da comunidade Gramadense ou dos Vereadores tem encaminhado a quem de direito. Ele ainda destacou que é necessário se ter cuidado com a instalação de lombadas, pois elas não resolvem por si só os problemas de acidentes. A maioria são causados por negligência, imprudência e imperícia dos motoristas.

- Respostas aos pedidos dos Vereadores – O diretor-presidente da EGR e o Secretário de Transportes foram enfáticos ao destacar que em momento algum houve qualquer desrespeito com a Câmara, que eles sabem o importante papel dos Vereadores em suas comunidades. Nunes também disse que estará verificando a questão das respostas e comprometeu-se em remetê-las ao Legislativo Gramadense o mais breve possível.

- Arrecadação – Foram apresentados no Painel números referentes à cobrança e investimentos no ano de 2016 nas praças de São Francisco de Paula, Três Coroas e Nova Petrópolis, são eles:

Arrecadação

São Francisco de Paula

R$ 5,5 milhões

R$ 6,5 milhões

Três Coroas

R$ 8,4 milhões

R$ 20,198 milhões

Nova Petrópolis

R$ 10,9

R$ 13,9

Obs: Ressalta-se que em 2016 o acesso via Três Coroas esteve trancado por alguns meses devido a obras.

- ERS 235 investimentos – Quanto a ERS 235 que liga Gramado a Nova Petrópolis as maiores reclamações foram quanto à qualidade do asfalto e o trevo junto ao Pedancino. Nesse sentido Nelson Lídio Nunes explicou que obras serão feitas no trecho para melhorias, mas que estará vistoriando a questão do trevo. Ainda a diretora técnica da EGR explicou que a concessionária notificou a empresa que realizou a obra do Pedancino por constatar que ela não atendia a todas as especificações do edital. As melhorias devem iniciar em breve no trecho.

- Isenção – Sobre a questão da isenção o diretor-presidente da EGR foi claro, só recebe o beneficio quem mora na cidade e tem que passar pelo pedágio que fica na mesma, ou seja, em Gramado apenas recebe o benefício o morador da Linha Araripe que trabalha em Gramado, ou o morador de Gramado que trabalha lá, e comprove o uso diário da via. Todos os demais pagam integralmente.

- Manutenção – Sobre a questão da manutenção os Vereadores destacaram problemas na manutenção como falta de limpeza, troca de placas caídas, falta de drenagem, entre outras questões. A comunidade também fez referência a esse tema e foi questionado se havia uma equipe específica para tal atendimento. Nunes explicou que tem uma empresa terceirizada que presta esse serviço, mas que uma nova licitação está sendo realizada com a inclusão de novos dispositivos necessários, tais como a drenagem.

- Duplicação e ou alargamento das ERS – Outro pedido foi de duplicação e alargamento, especialmente nos trechos de aclive, das ERS 115 e 235. Nunes vai analisar as solicitações.

- ERS 373 – Sobre a rodovia que liga Gramado (Serra Grande) – Santa Maria do Herval restou confirmado que mais um trecho do asfalto será feito, porém não todo, pois houve um investimento alto nas outras rodovias no ano de 2016.​

Data de publicação: 15/05/2017