PRB concede a Talita Raaber Título de Mulher Cidadã

Na última segunda-feira (27), em sessão ordinária, foi aprovado o projeto da bancada do PRB, proposta pela vereadora Manu Caliari que concede a Talita Raaber, o Certificado de Mulher Cidadã, na área de Mulher Atividades Comunitárias da Mulher. A homenagem será entregue dentro da Semana Legislativa a ser realizada em maio.

Talita Raaber

Soldado Talita Raaber, 32 anos, está na Brigada Militar faz 11 anos. Natural de Gramado, entrou para as fileiras da Brigada Militar em junho de 2006, realizando o curso básico de formação Policial Militar aqui mesmo na cidade de Gramado. A formatura ocorreu em dezembro daquele ano, sendo lotada na cidade de Canela, onde trabalhou por quatro anos.

Foi transferida para a BM de Gramado em 2010, passando desde então a atuar no policiamento ostensivo e no atendimento da sala de operações no município.

No ano de 2012, foi convidada a realizar o curso PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, na cidade de Flores da Cunha, passando a ministrar os encontros do PROERD nas escolas de Gramado. Neste período foram 40 turmas e aproximadamente 1000 alunos formados no programa que tem como principal objetivo ensinar aos estudantes os valores da vida e a criar um compromisso de resistir e dizer não às drogas e aos ilícitos.

Sobre o PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – DARE, surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo hoje adotado em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar desenvolve o programa desde 1998, já realizado em 451 municípios. Hoje é aplicado em mais de 50 países envolvendo 60 mil policiais.

A Brigada Militar conta com mais de 600 instrutores Policiais Militares voluntários tendo mais de um milhão de alunos formados.

Em Gramado o programado acontece desde o ano de 2003.

O PPROERD é desenvolvido por um Policial Militar fardado, de forma voluntária, que recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas. Este conta ainda com a presença constante da professora em sala de aula, bem como, o apoio integral dos pais dos alunos.

Os encontros são compostos por dez lições, que abordam temas como: segurança pessoal maneiras de dizer não às ofertas de drogas, abuso e uso de drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas, maneiras de se lidar com as tensões do dia a dia e formas de evitar a violência, além de noções de cidadania e segurança pessoal.

Trata-se de combater o consumo de drogas através da educação. O PROERD mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente saber tomar decisão e dizer não. A participação do PROERD na vida dessas pessoas contribui para que a comunidade se sinta mais segura e diante disso, alunos, pais, professores e diretores compartilhem com maior entusiasmo do esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência da comunidade para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e à violência.

É consenso entre os professores e diretores das escolas onde o programa é desenvolvido, o excelente trabalho realizado pela Soldado Raaber, ressaltando que este programa é de vital importância para os alunos e faz a diferença. Todas as escolas ficam agradecidas com o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar que repercute positivamente na comunidade gramadense.

Ainda cabe destacar o comprometimento da Soldado Raaber, o entusiasmo pela profissão, dedicação, cumprimento do dever, interesse pelo serviço, conhecimentos profissionais, disciplina intelectual, desembaraço profissional, serenidade e equilíbrio, materializando o reconhecimento de seus pares e da comunidade por seus relevantes serviços prestados.

Data de publicação: 05/04/2017