Vereadores participaram na manhã de hoje (23), na Praça das Etnias, da inauguração dos novos fornos destinados aos agricultores de Gramado.

Os vereadores Giovani Colorio, Ilton Gomes, João Teixeira, Manu Caliari, Nilton Germano, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt participaram na manhã de hoje (23), na Praça das Etnias, da inauguração dos novos fornos destinados aos agricultores de Gramado. Ali são comercializados pães sovados, de milho ou de aipim, bem como cucas simples, com chocolate, ricota ou com frutas, além de um delicioso pãozinho com linguiça. A utilização do espaço pelas famílias do interior se dará em forma de rodízio.

A origem deste espaço foi a Festa da Colônia de 1999. A demanda pelos panificados durante o evento fez com que agricultores, Emater e Prefeitura percebessem o potencial da atividade e, a partir de 2003, os fornos tornaram-se fixos. Desde então, o setor de fornos passou a ser mais uma atração turística do município, que tem contribuído para integrar o meio rural ao urbano, divulgar a cultura local, promover a inclusão social, principalmente das mulheres, elevar a autoestima e garantir a sustentabilidade das famílias e de suas tradições, com a diversificação de atividades e a ampliação da renda.

No final de 2015, o espaço foi temporariamente fechado para reforma. O processo conta com a reestruturação dos telhados para melhorar a segurança, ampliação do espaço interno, a construção de sanitários próprios, rede de tratamento de esgoto, pisos, azulejos, adequação as normas da vigilância sanitária. Os recursos da reforma são oriundos da cotização dos 148 associados da Associação de Fornos de Gramado, com a participação de parceiros como a Roseflor e a Cooperativa Piá, além da colaboração da Prefeitura de Gramado, através das secretarias de agricultura, planejamento, governança, meio ambiente e saúde – vigilância sanitária.

Houve também o investimento de R$ 58 mil reais por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, com projeto elaborado pela Emater, em fase final de liberação. Os investimentos totais somam mais de R$ 400 mil reais.

Data de publicação: 23/06/2016