Os vereadores Evandro Moschem, Giovani Colorio, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato, Nilton Germano e Rafael Ronsoni estiveram participando da fiscalização ao canil/hotelaria na Linha São Paulo, interior e na Pet Center, no bairro Canelinha, em Canela, na manhã de ontem (20).  Fiscalizações são corriqueiras na Câmara Municipal e essa se tornou importante após notícias veiculadas na mídia na semana passada, bem como para que os Vereadores pudessem conferir o cumprimento ao Convênio firmado entre o Canil e a Secretaria de Saúde.

Na fiscalização os Vereadores foram recebidos pelo secretário da Saúde, Eduardo Barros, pela coordenadora de convênios e prestação de contas do Executivo, Tais Ribeiro e pelos proprietários do Canil na Linha São Paulo, Ângela Fabiana Debastiani e do Canelinha,  Leonel Paulo Lucena. Ainda estavam presentes o dr. Álvaro Abreu, veterinário, o presidente da ONG Consciência Animal, Roberto Moser, o ex-secretário da Saúde, Jeferson Moschem, funcionários da Secretaria de Saúde e representantes da imprensa.

Ressalta-se que o Edital de Credenciamento n.º 003/2015, que teve como objetivo a contratação de serviços especializados para hospedagem de cães e gatos, contou com três inscritos, o Canil da Linha São Paulo que hoje abriga 43 cães, a Clínica Pet Center de Canela, onde são atendidos 6 cães e o canil/hotelaria na Estrada para Serra Grande, com mais 79 cães. Ainda o município possui o seu canil próprio, na Linha 28, que também abriga cães e gatos do município, 48 cães e 35 gatos.

“O Canil da Linha São Paulo, bem como os demais são empresas particulares que se credenciaram junto ao Executivo Municipal para atender a demanda de animais da cidade com o intuito de cuidar desses em local adequado e de forma responsável”, destacou o Secretário da Saúde.

Ainda restou afirmado pela equipe da Saúde que Gramado é um dos vinte e um municípios do Estado que trabalha com a questão da chipagem, castração e adoção consciente o que mostra o empenho em buscar uma resolução para a questão. “Antes, com a ONG Consciência Animal não podíamos participar dos processos de cuidado e adoção, hoje com esse novo convênio conseguimos atuar mais fortemente e fiscalizar de fato os trabalhos desenvolvidos por esses locais que estão abrigando os nossos animais”, completou Barros.

Campanhas de Adoção

Durante a fiscalização foi sugerida a realização de uma Feira para incentivar a comunidade a adotar esses animais bem como fortalecer a divulgação já utilizada pela Secretaria no facebook e site. Aproveitando o momento o dr. Alvaro Abreu falou sobre o projeto de adoção e que nele constam apresentações teatrais em Escolas com o intuito de conscientizar as crianças de como cuidar de  seus animais de estimação, bem como no sentido da guarda consciente, sem abandono.

Data de publicação: 21/06/2016