O objeto desta foi a questão do recolhimento e destinação do lixo no município.

Na manhã de hoje (21) os vereadores Evandro Moschem, Giovani Colorio, Ilton Gomes, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato, Nilton Germano, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt estiveram realizando mais uma das fiscalizações da Câmara. O objeto desta foi a questão do recolhimento e destinação do lixo no município.

Para tanto, em um primeiro momento receberam na sede do Legislativo o secretário de Meio Ambiente, Márcio Coracini, e os servidores da pasta responsáveis pela coleta Dirceu Berti e Erni Branchini, bem como o representante da Empresa Geral, com quem a Prefeitura possui contrato, Anderson Muller.

De início os Vereadores expuseram algumas reclamações recebidas. A primeira foi quanto ao horário de coleta em hora de pico, em alguns bairros do município, o que dificulta a mobilidade urbana como um todo. Coracini informou que a Secretaria em conjunto com a Empresa está adaptando essa questão, mas que devido a grande produção de lixo as vezes esse controle não é tão fácil, reforçando que o caminhão sai da garagem às 05h30, e que hoje há um cuidado para que não transite na área dos colégios até às 8h30.

Outro ponto foi a questão da informação dos dias e horários de recolhimento. Os Vereadores entendem precisa ser mais divulgado o calendário de coleta, bem como de que forma deve ser feito o descarte e a separação do lixo, tanto por empresas como por pessoa física. Foi levantada também uma questão pontual quanto a objetos deixados nas vias como sofás, geladeiras. A Secretaria concorda que é necessário se fazer ações em rádios, jornal, escolas para conscientizar a população da importância de separar o lixo, bem como uma especialmente voltada a recolhimento desses objetos de casa que por vezes ficam obsoletos e são largados em lugares inapropriados.

O lixo verde também foi motivo de conversas durante o encontro, porém foi informado que o mesmo não é recolhido pela Geral e nem de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente. “Este é um serviço terceirizado e contratado pela Secretaria de Obras”, destacou Coracini. De qualquer forma eles passaram que a coleta de lixo verde acontece nas quintas e sexta, e que já foi solicitado que fosse ampliada para segunda e sexta ou segunda e quinta-feiras.

Também foi levantada a questão do cuidado com os lixos deixados nas vias públicas, como por exemplo, os que caem de sacolas no momento do recolhimento. “Sempre conversamos com os garis e motoristas para que tenham um cuidado com isso, pois representa a beleza e a limpeza de Gramado, que é uma das atrações de nossa cidade, enfatizando que tal descuido pode gerar transtornos”, destacou Coracini. O Secretário salientou ainda que esta questão é muito conversada com os funcionários e que já demitiu equipe inteira por motivo de descuido, tanto com o lixo que cai como com as lixeiras e contêineres.

Data de publicação: 21/06/2016