A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou projeto de Lei onde denomina a rua conhecida como rua T, situada entre as ruas Crescêncio Till e Mansueto Casagrande, no loteamento Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, de rua Pedro Bezzi. A proposta foi analisada e votada, de forma unânime, na sessão ordinária de ontem (30), pelos Vereadores Gramadenses.

“Pedro Bezzi era um homem trabalhador, acima de tudo amigo da comunidade e por toda a sua relevância em relação aos membros deste bairro Várzea Grande, no município, merece ser lembrado e homenageado por essa Casa”, disse Rosi.

Histórico

Nascido aos 18 de julho de 1907 na Várzea Grande, Pedro era o quarto filho de Mozzé Bezzi e Henrica Bezzi, sempre morou neste bairro, que na época pertencia à Taquara. Colaborou muito com o crescimento desta comunidade sendo eleito Vereador de Taquara, exercendo este mandato de 1948 até 1951. Seu pai Mozzé Bezzi doou o terreno e também as tábuas para a construção da estação férrea, onde hoje se encontra o Espaço Cultural Estação Férrea. Pedro junto de seus irmãos e cunhados foram grandes comerciantes na época, forneciam muitos produtos à capital, para outras cidades e inclusive para outros estados.  Bezzi, conciliou ainda ao seu trabalho o cargo de tesoureiro da Gruta e da Igreja, que hoje é a Matriz Nossa Senhora de Lourdes, por muitos anos. Com seus contatos em cada festa realizada arrecadava donativos e os leiloava e rifava com os valores destinados em prol da comunidade; além de mobilizar grandes empresários da capital para que doassem artigos importantes para a igreja como crucifixos, cálice, candelabros, vasos e porta missais, esses que são utilizados ainda hoje. Ele também exerceu o cargo de tesoureiro na 1ª Escola Municipal da Várzea Grande por muitos anos. Pedro veio a falecer aos 83 anos de idade em 22 de Outubro de 1990 em Gramado.

Data de publicação: 31/05/2016