Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Celso Fioreze, João Teixeira e Rosi Ecker Schmitt estiveram reunidos na tarde de ontem (26), com o presidente do SindTur, Fernando Boscardin, para tratar de dois pontos polêmicos.

Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Celso Fioreze, João Teixeira e Rosi Ecker Schmitt estiveram reunidos na tarde de ontem (26), com o presidente do SindTur, Fernando Boscardin, para tratar de dois pontos polêmicos, Guias de Turismo e Aluguel por Temporada. O encontro que contou com a participação da procuradora da Casa, Paula Miranda e da assessora de processos legislativos, Geórgia Sorgetz, aconteceu na Sala VIP do Legislativo.

O primeiro assunto tratado foi o de aluguel de temporada, uma reivindicação antiga do Sinditur. Boscardin destacou que conhece a legislação vigente a cerca do tema, destacou exemplos na Europa de cidades que tomaram medidas que funcionaram muito bem, e fez um breve relato de diversos pontos onde a prática acaba por acarretar influência no município. Ele destacou a questão do pagamento de tributos, a não contratação de forma correta de prestadores de serviço para as funções praticadas em alguns casos, a falta de opções de alugueis permanentes para moradores, entre outras questões foram levantadas. Os Vereadores ouviram suas considerações e destacaram que entendem necessário regulamentar essa questão do aluguel de temporada, para tanto agendaram reunião para a próxima semana com a secretária da Fazenda, Sônia Mollon. “Estamos caminhando nesse processo. Vamos dar um passo de cada vez e ver qual o melhor caminho para buscarmos uma solução eficiente para essa questão, onde todos ganham, os hoteleiros, os turistas que procuram a cidade, e também as pessoas que locam por temporada, regulamentando essa questão e tirando esses da informalidade”, destacaram os membros da Comissão.

Para finalizar trataram da regulamentação da questão dos guias de turismo em Gramado, questão com a qual o Sinditur concorda. Mediante isso os Vereadores informaram que estão formatando projeto básico e que irão enviar para a entidade analisar e manifestar-se a cerca de possíveis alterações ou considerações.

Data de publicação: 27/05/2016