O vereador João Teixeira (PMDB) apresentou dois pedidos onde pede melhoria ao Executivo bem como estudo para realização de convênio com Associação de Deficientes. Ambos foram lidos na sessão de segunda-feira, dia 23, na Avenida Central, e seguem para protocolo na Prefeitura nessa semana.

Quanto ao recapeamento asfáltico, João pede ação na rua Mirante do Vale, bairro Várzea Grande. “Tal pedido é feito por moradores e justifica-se diante das condições em que o pavimento asfáltico da referida via se encontra”, disse.

No outro solicita estudo de viabilidade para celebração de convênio entre o Município de Gramado e a APADEV - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais de Caxias do Sul para o atendimento de deficientes. “Tal pedido justifica-se diante da possibilidade de atendimento de deficientes visuais de nossa cidade junto a esta associação com sede em Caxias do Sul. Cabe referir que a entidade realiza um trabalho de extrema importância, com atendimento nas mais diversas áreas: arteterapia, musicoterapia, recursos educacionais, terapia ocupacional, orientação e mobilidade, confecção de material, atividades físicas, psicologia serviço, social, informática, estimulação precoce e visual, optometria, entre outros”, destacou.

João citou em seu pedido alguns dos projetos Sistemáticos:

a. Acompanhamento e Integração ao Mercado de Trabalho: acompanhamento de usuários integrados nas diferentes empresas da região;

b. Projeto Aquisição de Máquinas Braille para Crianças Cegas Carentes: execução interna da APADEV, através do incentivo da compra de Máquinas Braille, em parceria com Laramara/SP;

c. Aquisição De Recursos Ópticos e Sistemas Eletrônicos de Ampliação para pessoas com Baixa Visão;

d. Práticas de Atividades Físicas Sistemáticas para Pessoas com Deficiência Visual. Projeto Integrante do Convênio UCS/Departamento de Educação Física/APADEV/RGE.

e. Banco de Empréstimo de Computadores, estes configurados com sintetizadores de voz;

f. Capacitação em habilidades artesanais como forma de atividade laborativa, resgate da auto estima e incentivo ao convívio social;

g. Investimento em Capacitação e Qualificação Profissional;

h. Investimento em aquisição de materiais e equipamentos técnico-pedagógicos e em tecnologia assistiva;

i. Manutenção predial e reestruturação do jardim sensorial;

j. Promoção e participação em eventos envolvendo a comunidade para as questões da deficiência;

k. Promoção e participação em eventos envolvendo a comunidade para as questões da deficiência;

l. Promoção de eventos envolvendo e integrando os colaboradores como: Happy Hour, Coaching de Equipe, entre outros;

m. Constante adequação de espaço físico da APADEV, conforme a Lei de Acessibilidade , Decreto

n°. 5296, de 02 de dezembro de 2004 que regulamenta as leis n°. 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. As adequações feitas até o momento foram a colocação do elevador, adaptação das calçadas na área externa da entidade com piso tátil, construção passarela para a locomoção dos usuários em clima chuvoso e adaptação de banheiros.

Data de publicação: 24/05/2016