Na manhã de hoje (18), os vereadores estiveram fiscalizando a empresa Gramado Turismo, que presta serviços de transporte urbano no município de Gramado. Na oportunidade eles foram até a sede da empresa, na Várzea Grande, onde foram recebidos pelo diretor Ricardo Lain e pelo gerente Gilnei Garcia.

Frota

Sobre a frota os Vereadores foram informados que hoje 23 ônibus e 04 micros atendem a cidade. Desses vinte dois ônibus serão trocados em aproximadamente seis meses, passando então a frota a contar com 10 ônibus de 2006 e 12 de 2007, mais um que já é novo. Os micros são de 2007, 2008, 2009 e 2013.

Linhas

Atualmente a Gramado Turismo atende cinco linhas rurais – urbanas e seis linhas urbanas.

O horário de saída do primeiro ônibus é as 5h15 e do último às 23h30.

Passageiros

A Gramado Turismo atende diariamente cerca de 4.500 passageiros em período colegial, sendo desses 1.400 alunos que recebem passagens da Prefeitura. (80% do valor total pago pela Prefeitura e os outros 20% custeados pela empresa).

Funcionários

A Empresa hoje possui em seu quadro 48 funcionários entre motoristas, mecânicos, eletricistas, fiscais, borracheiros, administrativo, entre outros.

Empresas Terceirizadas

A Gramado Turismo para manter-se atende além da linha normal também seis empresas privadas, bem como empresas de turismo com duas vans, um micro e um carro executivo para esse setor.

Valores de Passagem

Ônibus – R$ 3,40
Micro Seletivo – R$ 4,10

Aproveitamento de Água

A Gramado Turismo pensando no meio ambiente e na sustentabilidade faz uso de reaproveitamento de água da chuva para a lavagem de seus veículos. Toda a água utilizada é reaproveitada, através de máquina apropriada, que separa o que é produto químico e óleo, da água a ser reaproveitada para tal finalidade, obviamente não cabendo o consumo da mesma. Dessa forma barateando o consumo de água na empresa e preservando o meio ambiente.

Fiscalização dos trabalhos

Para fiscalizar o trabalho dos motoristas a empresa dispõe de equipamento eletrônico ‘digidrive’ em todos os ônibus, com o intuito de verificar a velocidade aplicada nos veículos, bem como possui dois profissionais que fazem investidas para verificar a qualidade dos serviços prestados.

Paradas de ônibus – Incentivo a Mobilidade

Quanto à melhoria nas paradas de ônibus os representantes da Empresa destacam importantes, tanto a cobertura quanto a iluminação para que os usuários tenham maior conforto, bem como ressaltam a importância de se fazer um trabalho de incentivo ao uso do transporte público para a questão da mobilidade urbana, em uma parceria iniciativa privada, Prefeitura e Câmara.

Lista Completa de Linhas e Horários

Participaram do encontro os vereadores Evandro Moschem, Giovani Colorio, Ilton Gomes, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato e Rafael Ronsoni. A vereadora Rosi Ecker Schmitt está em viagem agendada previamente a Assembleia Estadual e o vereador Celso Fioreze com problemas de saúde.

Data de publicação: 18/05/2016