Vereadores estiveram reunidos com a secretária de turismo para deliberar acerca do projeto de lei que busca autorização para que o Executivo Municipal possa realizar a concessão de uso de deck, na Praça Major Nicoletti.

Na manhã da última segunda-feira (16), os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Giovani Colorio, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato e Rafael Ronsoni estiveram reunidos, na sala VIP da Câmara Municipal de Gramado, com a secretária de turismo, Rosa Helena Volk, para deliberar acerca do projeto de Lei n.º 11/2016, que busca autorização para que o Executivo Municipal possa realizar a concessão de uso de deck, na Praça Major Nicoletti. Ainda, aproveitaram o encontro para fazer uma fiscalização sobre a referida praça, condições do local e de tudo que nela está localizado, solicitando dessa forma informações a Rosa e indo até o local, junto ao Centro.

No início do encontro, na Câmara, falaram sobre a concessão. Rosa Helena destacou que a concessão será de uso do espaço público, com aproximadamente 54 m², onde deve ser instalada uma cafeteria, pelo período de cinco anos.  Todas as despesas decorrentes para a implantação, funcionamento e manutenção da atividade serão de inteira responsabilidade do concessionário. No local será servida uma opção variada de cafés, chás e outras bebidas, além de alimentos pré-prontos que não exijam manipulação, como por exemplo, pipoca, fondue de frutas, crepes entre outros. O deck ficará na parte de trás do Centro de Informações. Ressalta-se que no projeto básico que acompanha o projeto de lei que tramita na Casa resta definido que caberá ao concessionário determinadas atribuições, entre elas a manutenção de alguns pontos da praça, como a escadaria que dá acesso a ela, próximo aos  banheiros públicos e a escada de entrada ao centro de informações, a elaboração e contratação do PPCI para o local, a instalação de vidro para cobertura do pergolado, a instalação de lonas transparentes, a limpeza do espaço, bem como da área que o circunda, dentre outras. Por sugestão dos Vereadores devem ser incluídas ainda nas obrigações da contratada o cuidado com o deck de madeira junto ao espelho d’água, e a manutenção dos banheiros públicos. As referidas mudanças devem ser encaminhadas para a Câmara para votação do projeto.

Aproveitando ainda a Secretária, os Vereadores pediram informações sobre a Grife Gramado Inesquecível. Ela destacou que a loja vai bem que vende toda a linha ‘Gramado Inesquecível’ de souvenirs e que agora também está com todos os eventos.

Já na Praça, os Vereadores puderam constatar que a Central de Informações hoje está bem estruturada para atender aos turistas tendo profissionais qualificados para tanto, inclusive falando outras língua de forma fluente. Também constataram que o coreto é utilizado pela Cultura para mostra de artistas locais. Ainda, observaram que apesar de preservada a Praça Major Nicoletti precisa de pequenas manutenções.

Data de publicação: 18/05/2016