Na manhã de terça-feira (10), os vereadores estiveram reunidos com representantes do Sindiágua para tratar da questão de água e saneamento em Gramado.

Na manhã de terça-feira (10), os vereadores estiveram reunidos com representantes do Sindiágua - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul para tratar da questão de água e saneamento em Gramado. O encontro foi solicitado pelo Sindicato após manifestações fortes de Vereadores em tribuna, durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saneamento da Casa, no dia 14 de maio. A reunião aconteceu na Sala VIP do Legislativo.

Na oportunidade participaram do encontro o presidente do Sindiágua no Estado, Leandro Almeida, e os representantes da regional Metropolitana, Paula Moura e regional Serra, Diego Cibils. Esses destacaram que o intuito de conversar com os Vereadores foi o de buscar uma solução para a questão da água e saneamento de Gramado onde toda a comunidade ganhe. “Do nosso ponto de vista precisamos rediscutir o contrato, tendo como base o que foi falado de forma incisiva por todos na audiência, mas para tanto é necessário que primeiro tenhamos em mãos um Plano Municipal de Saneamento. Dessa forma estamos aqui nos colocando a disposição para auxiliar na elaboração e na construção dessa Legislação”, enfatizou Leandro. Os Sindicalistas também falaram do cenário estadual, bem como enfatizarem que é necessário agregar e construir juntos para que se busque algo melhor. “Enxergamos Gramado como vitrine para todo o País, sabemos que se trata de uma cidade diferenciada, por isso deve ser analisada de forma separada”, disse Diego.

Os Vereadores salientaram que hoje um dos principais problemas vistos é a questão do saneamento e que verificasse que Gramado arrecada muito para a Corsan, porém o investimento na cidade não é reciproco. “Sabemos que tem o subsídio cruzado, mas do nosso ponto de vista o contrato deve ser revisto, pois entendemos que mais desse recurso gerado por Gramado deva ficar aqui, ser investido em nossa cidade”, destacaram os Legisladores.

Uma das ideias que surgiram na reunião foi a de criar em Gramado uma Unidade Especial, nos mesmos moldes das de Santa Maria, Santa Rosa, Viamão, entre outras, bem como um Fundo Compartilhado, onde Município e Corsan juntos irão gerir os recursos e escolher, através de um Conselho de Saneamento onde os valores devem ser investidos. “Aqui temos a certeza de que as coisas não vão ficar no papel. A Secretaria de Meio Ambiente está elaborando o Plano de Saneamento que deve ser protocolado em breve na Câmara. Assim que tivermos esse projeto passaremos a vocês, bem como a comunidade para discussão ampla, para ai sim, após aprovação solicitarmos então a revisão desse contrato com a Corsan. Salientamos, no entanto, que Gramado quer uma solução e que se não for essa de entendimento com a Corsan outra medida será tomada”, completaram os Vereadores.

Participaram do encontro os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Manu Caliari, Marcos Lovato, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt. O vereador Giovani Colorio estava representando a Câmara em reunião no Tribunal de Contas de Porto Alegre, Ilton Gomes no 1º Seminário de Inclusão Cultural e Social Indígena da Região das Hortênsias e o vereador João Teixeira com problemas de saúde.

Data de publicação: 11/05/2016