Iniciou nessa semana a exposição do fotógrafo Adriano Gonçalves ‘Véu de Luz’, no saguão inferior do prédio do Legislativo Gramadense. A mostra é mais uma parceria entre a Câmara Municipal de Vereadores e a Secretaria Municipal de Cultura e foi toda montada pela diretora do Centro Municipal de Cultura, Maria Helena Drechsler de Oliveira.

“São tantas as possibilidades fotográficas e recursos que nos são oferecidos atualmente pela tecnologia, que fica fácil seguir por caminhos e ideias prontas e funcionais, entretanto os resultados acabam sendo previsíveis”, disse Adriano Gonçalves que desde o início de sua carreira construiu seu próprio mundo a partir de uma ideia que rapidamente se tornou seu estilo. Com uma vasta experiência de 19 anos como fotógrafo, a pintura é a sua grande fonte de inspiração, de onde retirou as referências para desenvolver e chegar aos resultados visuais encontrados em suas fotografias.

O tema central de seu trabalho são as noivas. Seu diferencial está tanto na escolha das locações geralmente inusitadas, quanto na direção das expressões e poses incomuns de suas modelos repletas de teatralidade e mistério. Ressalta-se que não se tratam de modelos profissionais, mesmo assim Adriano consegue através de sua sensibilidade, envolvê-las em um mundo lúdico, que confere às imagens resultados de grande beleza plástica e expressividade.

O gari que virou fotógrafo e o fotógrafo que se tornou artista foi o primeiro brasileiro a ministrar um Workshop de fotografia de casamento no Japão. Adriano Gonçalves é brasiliense e há dois anos escolheu Gramado para viver e para usar como a sua fonte de inspiração.

A exposição segue até o dia 31 de maio e a está aberta visitação das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, horário de funcionamento da Câmara Municipal, bem como nas noites de segunda-feira.

Data de publicação: 05/05/2016