A Comissão de Saneamento e Água da Câmara Municipal de Gramado com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, na pessoa do secretário Márcio Coracini, realizou Audiência Pública, Diagnóstico do Saneamento Básico em Gramado.

A Comissão de Saneamento e Água da Câmara Municipal de Gramado, formada pelos vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem e Rafael Ronsoni, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, na pessoa do secretário Márcio Coracini, realizou na última semana, na sede do Legislativo Audiência Pública, Diagnóstico do Saneamento Básico em Gramado.

Para tanto convidaram o biólogo e ex-diretor técnico da FEPAM Jackson Müller, para ministrar palestra sobre o tema e apresentar a realidade do Saneamento da cidade de Gramado a comunidade que lotou o Plenário. Também participaram da mesa o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi e o representante da Corsan no Estado, chefe da Unidade Felipe Caimi.

O encontrou iniciou com a palestra que explicou os principais pontos a serem melhorados no município, bem como nas cidades vizinhas. “A questão do Saneamento é séria e necessita de uma atuação urgente”, destacou Jackson. O trabalho de diagnóstico do saneamento de Gramado iniciou em dezembro e deve ser concluído em setembro, quando ai sim a comunidade terá sim um Plano de Saneamento completo para a cidade.

Segundo Coracini a Prefeitura cobra da Corsan a execução de melhorias, conforme contrato, desde 2012, sem êxito. “A questão do saneamento é hoje o maior problema do Município, não podemos pensar em desenvolvimento sem resolução desta questão”, disse Ele.

Presidente da Comissão de Saneamento, na Câmara, vereador Evandro Moschem, destaca ser simpático a municipalização, porém destaca que é necessário um estudo aprofundado sobre o tema. “Precisamos discutir muito sobre o assunto, verificar qual a melhor opção para Gramado, sou simpático à municipalização do serviço de saneamento, porém precisamos saber se conseguiremos manter esse sistema funcionando e de forma a contento”, destacou o Vereador.

Outras audiências e ações nesse sentido devem ser promovidas com o intuito de buscar resoluções para essa temática, contribuindo para a criação do Plano Municipal de Saneamento. Ressalta-se, no entanto que, conforme informações, o Ministério Público deve ingressar com uma Ação Civil Pública visando restabelecer ordem na área do Saneamento Básico de Gramado.

Data de publicação: 03/05/2016