Os vereadores participaram na manhã de ontem (19), de reunião de fiscalização realizada na Câmara Municipal de Gramado, com a presença do secretário de Saúde, Jeferson Moschen e do secretário adjunto da pasta, Eduardo Barros.

Os vereadores participaram na manhã de ontem (19), de reunião de fiscalização realizada na Câmara Municipal de Gramado, com a presença do secretário de Saúde, Jeferson Moschen e do secretário adjunto da pasta, Eduardo Barros, com o intuito de tratar de dois temas relacionados à pasta, os Borrachudos e os Cães e Gatos abandonados.

O primeiro assunto abordado foi a questão dos borrachudos. Ele iniciou explicando a diferença entre o pernilongo que se cria em água parada de banhado e grama úmida, o da dengue que se prolifera na água parada e limpa e o borrachudo em água corrente e rasa. O Secretário ainda destacou que várias ações vêm sendo feitas, mas que a questão climática tem dificultado, bem como a não parceria de municípios vizinhos. “Temos tido parceria total de Nova Petrópolis nessas ações, porém outros municípios não tem aderido o que dificulta, pois o Larvicida BTI deveria ser colocado em todos os arroios das cidades para que se pudesse ter uma ação eficaz”, disse Ele. A Câmara Municipal mediante essa informação está enviando ainda essa semana ofício as Câmaras de Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis e Canela pedindo apoio no sentido de solicitarem que as respectivas Secretarias de Saúde tomem medidas para auxiliar, tendo em vista que a questão do Borrachudo tornou-se uma pauta Estadual.

Em seguida falaram sobre os cães e gatos abandonados e que agora ficam sobre responsabilidade da Secretaria de Saúde. Nessa questão Jeferson salientou que o processo de troca da ONG Consciência Animal para a Saúde transcorreu tranquilamente e que nenhum animal foi sacrificado, estando todos eles em abrigos ou clínicas conveniadas pelo Executivo. Falou que hoje a Prefeitura possui convênio com empresa em Canela, Gramado, Belvedere e que ainda tem o seu espaço na Linha 28. Ao total estima-se que estejam sendo atendidos pelo município mais de 200 cães. O valor estimado de investimento entre os cuidados básicos, chipagem, castração e hospedagem dos animais é de R$ 1 milhão ano.

Relatório Hospital

Aproveitando o encontro o secretário Jeferson, que também é o interventor do Hospital Arcanjo São Miguel entregou aos Vereadores um relatório das ações feitas até o presente momento com dados concretos para que possam ser analisados pontualmente pelos Legisladores. Também conversou com os mesmos sanando dúvidas e esclarecendo alguns apontes. Ao final informou que uma ação está sendo organizada para o dia 13 de maio, De Mãos Dadas com o São Miguel, e que em breve os Vereadores serão convidados a participarem da mesma.

Participaram do encontro os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Giovani Colorio, Ilton Gomes, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt.

Data de publicação: 20/04/2016