O presidente da Câmara, vereador Giovani Colorio representou os colegas na coletiva de imprensa organizada pela Secretaria de Saúde de Gramado com o intuito de divulgar um levantamento geral da pasta no ano de 2015, em um comparativo com 2014.

O presidente da Câmara, vereador Giovani Colorio representou os colegas na manhã de quarta-feira (13), na coletiva de imprensa organizada pela Secretaria de Saúde de Gramado com o intuito de divulgar um levantamento geral da pasta no ano de 2015, em um comparativo com 2014. A apresentação aconteceu no Auditório do Centro Municipal de Saúde.

No ano de 2015 as despesas com recursos próprios em ações e serviços de saúde foi de R$ 21.818.041,61. Devido ao trabalho da Secretaria o número de demandas de solicitações do cartão do SUS também diminuiu. Em 2014 foram confeccionados 2.398 cartões e em 2015 foram 1.183.

Os atendimentos de clínico geral, pediatria e ginecologia também sofreram queda de 64.526, em 2014 para 59.771, em 2015. Cerca de seis mil pacientes marcaram consultas e não compareceram. Já a odontologia teve mais atendimentos no ano passado. Foram ao todo 11.187em 2014, e 14.715 em 2015, com 1.943 faltantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, procedimentos de cardiologia, proctologia, oftalmologia, pneumologia, traumatologia entre outros, todos de média complexidade, são de responsabilidade do Estado, mas a Prefeitura compra estes serviços para que os gramadenses tenham acesso mais rápido a essas especialidades. Também foram faladas de ações da Secretaria como o Agosto Dourado, que incentiva a amamentação; o Outubro Rosa, que visa chamar a atenção para o câncer de mama; o Novembro Azul, que fala sobre a saúde do homem; o Dezembro Vermelho, mês de combate a AIDS; o Sorrindo para o Futuro, que é a visita de dentistas em escolas; a aquisição de fraldas geriátricas, para pessoas de baixa renda; testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, são algumas das ações realizadas durante todo o ano.

Outra situação pautada foi o abrigo, chipagem e adoção de animais. Ao longo de todo o ano de 2015, 813 castrações e chipagens foram realizadas, enquanto 70 cães e gatos foram adotados. Destaca-se também os novos espaços de abrigo oferecidos pela Secretaria aos animais.

Data de publicação: 15/04/2016