Os vereadores entregaram na sessão ordinária de segunda-feira (14), as Moções de Aplausos ao Banco do Brasil e ao pastor Dário Stein.

Os vereadores entregaram na sessão ordinária de segunda-feira (14), as Moções de Aplausos ao Banco do Brasil, pela passagem dos 100 anos de existência no Estado do Rio Grande do Sul e ao pastor Dário Stein pela passagem de 40 anos à frente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Gramado. As duas propostas foram apresentadas pelo vereador Giovani Colorio.

Na oportunidade o pastor Dário Stein e sua esposa Walmi Stein receberam a honraria em nome do homenageado, e pelo Banco do Brasil o gerente da agência de Gramado, Gabriel Hermes.

Banco do Brasil

A primeira agência do Banco do Brasil aberta no Estado foi inaugurada em 1º de março de 1916, na esquina das ruas Sete de Setembro e Ladeira (hoje General Câmara). A agência Porto Alegre foi a décima filial aberta pelo Banco do Brasil no país. Já em 1962 foi transferida para a rua Uruguai, no largo da prefeitura, seu endereço atual.  Em Gramado, a agência do Banco do Brasil foi inaugurada em 08/09/1964, completando 52 anos em 2016. Mais da metade da história do BB no RS se fez presente neste município. Com a inauguração da dependência Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre, em dezembro de 2015, o Banco do Brasil alcançou o número de 379 agências varejo em atividade no Rio Grande do Sul. Além das agências de varejo, o Banco do Brasil é parceiro das instituições governamentais do estado através do Setor Público de Porto Alegre, agências especializadas no atendimento às grandes empresas gaúchas (Empresariais e Corporate) e, ainda, o escritório Private Porto Alegre dedicado aos negócios dos clientes pessoa física de alta renda. Destaca-se um projeto inovador em implementação em todo o país, que é o BB Estilo Digital que já conta com sete agências Estilo operando com o novo modelo no Rio Grande do Sul. A atuação do BB no Rio Grande do Sul vai além das agências e escritórios, com suas estruturas físicas e virtuais. O Banco do Brasil se faz presente com seus milhares de funcionários que construíram e ajudaram a construir esses últimos 100 anos de história. Atualmente, são mais de 5700 colaboradores em atividade. Ainda a instituição oportuniza aprendizado profissionalizante à aproximadamente 400 jovens através dos programas de estágio e do Jovem Aprendiz. O envolvimento com as comunidades do Estado trouxe ao Rio Grande do Sul as AABBs (Associação Atlética Banco do Brasil) criadas para integração dos funcionários do Banco, as quais atualmente recebam associados de todas as comunidades onde estão estabelecidas com opções de lazer, práticas esportivas e ações culturais e socioambientais que transformaram a sociedade local. Além dos dados históricos, ressalta-se a atuação do BB no Agronegócio, Micro e Pequenas Empresas, Negócios Sociais, Microcrédito, FIES, Crédito ao Consumidor Atendimento ao Setor Público e a Marca Banco do Brasil.

Pastor Dário Stein

Durante 40 anos o pastor Dário que é natural de Campo Bom dedicou-se estando à frente da Igreja, cumprindo com seus reais objetivos que sempre fora difundir a mensagem da igreja para fiéis mais jovens, com uma nova visão e transmissão de valores. Refere-se que o homenageado estabeleceu-se em Gramado em 1977, chegando na cidade acompanhado de sua esposa Walmi, e dos filhos Izabel, 12 anos; André com 11 e Débora com 2 anos de idade. Iniciou seu trabalho missionário e se destacou pela construção de templos. Com um terreno adquirido pela missão canadense por membros gramadenses, em 1978 foi lançada a pedra fundamental da igreja fundada na localidade de Várzea Grande. Quando retornou a Gramado, iniciou, então a construção do templo-sede, na Rua das Fontes, bairro Floresta, inaugurado em 1998. Um ano depois, abriu sede no CRERH, próximo á Várzea Grande. O pastor Dário à frente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus por 40 anos sempre foi reconhecido por realizar ações agregando as diversas religiões cristãs da cidade. Além disso, o homenageado também foi o responsável pelo surgimento do CRERH e da Casa de Repouso Emanuel, mostrando assim claramente seu comprometimento com o próximo. Hoje são 500 membros divididos  em dez congregações, além de outras cinco no Uruguai. Entre os trabalhos em andamento,  destaca-se a construção da casa de repouso junto ao CRERH, que terá capacidade para acomodar 30 idosos. O CRERH já trata de dependentes químicos desde 1999 e é considerado um dos mais importantes legados do pastor Dário. Lembra que também está adquirindo um terreno para erguer uma igreja no bairro Belvedere. Dário permanecerá como Presidente de honra e Conselheiro vitalício, mantendo-se nas obras sociais da igreja e no Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH), que pertence á Assembleia. Por tanto tempo de dedicação o homenageado acredita que cumpriu o objetivo de passar a mensagem da igreja para fiéis mais jovens, com uma nova visão e transmissão de valores.

Data de publicação: 16/03/2016