Os vereadores realizaram na manhã de ontem (29) três fiscalizações, dentro das programações das ações da Câmara.

Os vereadores realizaram na manhã de ontem (29) três fiscalizações, dentro das programações das ações da Câmara. A primeira aconteceu na Casa de Repouso Vovó Doralina, em seguida foram para a Praça de Brinquedos, da rua Garibaldi e a posterior para o Hospital Arcanjo São Miguel.

Na Casa de Repouso Vovó Doralina, no bairro Planalto, foram recebidos pela senhora Rosmarie, uma das funcionárias do local. Ela agradeceu e frisou a importância do repasse que era feito pela Prefeitura a Casa, porém não soube explicar aos Vereadores o porquê a entidade não recebe mais tal aporte mensal. Atualmente a entidade atende a 18 idosos, sendo 16 do município de Gramado e 02 da cidade vizinha de Canela.  A atendente que recebeu aos Vereadores informou que passará todas as informações à proprietária do local e que solicitará que a mesma entre em contato com os Vereadores para que então, em conjunto, possam da maneira mais rápida possível fazer com que a instituição volte a obter recursos mensais do Município.

O segundo local a ser fiscalizado foi a “Praça dos Brinquedos” localizada na rua Garibaldi, esquina Senador Salgado Filho. No local os Vereadores verificaram que alguns reparos são necessários, para tanto formularão um pedido em conjunto à Prefeitura para que a Secretaria competente tome as medidas cabíveis, bem como solicitarão informações sobre o andamento de um possível TAC assinado entre o Executivo e o Ministério Público e que vem a beneficiar a praça.

Em seguida foram acompanhar a intervenção administrativa da Prefeitura ao Hospital Arcanjo São Miguel, feita na manhã de segunda-feira, pelo prefeito Nestor Tissot, através do Decreto 023/2016, pelo período de 180 dias. O prefeito, para tanto nomeou uma Comissão Administrativa que ficará a frente da Entidade pelos próximos seis meses. A mesma é formada pelo interventor, secretário da Saúde, Jeferson Moschen, e pelos representantes da Secretaria da Saúde - Eduardo Barros, Conselho Municipal de Saúde - Gilmar Flores Nardini, Corpo Clínico do Hospital São Miguel - Giuliano Schemale Cigerza, Funcionários do Hospital - Luciano da Costa Gonçalves, Entidades Empresariais - Lineu Ricardo Kern e Advogada Pública Municipal - Eriane Moraes Fogaça. Esse grupo na primeira hora de hoje tomou a primeira medida que foi a de assumir o controle do HASM, oportunidade em que entregaram a diretora da Entidade, irmã Celi Klimeck, e da diretora-administrativa, Vera Manara cópia do Decreto do Executivo Municipal que declara estado de perigo público iminente de interrupção na prestação de serviços hospitalares no Município, relacionados a UTI e setores de urgência e emergência; requisita bens e serviços do Hospital Arcanjo São Miguel visando à manutenção da assistência médico hospitalar; nomeia comissão intervencionista e dá outras providências. Em coletiva a imprensa o Executivo e a Comissão Administrativa informaram que estão contando com uma gestão conjunta com o Instituto Brasileiro de SAÚDE de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano – IB Saúde. Ainda destacaram que todos os compromissos, obrigações contratadas pelo Hospital seguem e serão cumpridas, bem como que os servidores, quadro de médicos, fornecedores e comunidade podem manter a tranquilidade, pois o objetivo da Comissão é resgatar a credibilidade do Hospital.

Participaram das fiscalizações os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Giovani Colorio, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovatto, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt.

Data de publicação: 01/03/2016

Compartilhe!