Na manhã de hoje (12), a convite do presidente do Legislativo, vereador Giovani Colorio, aconteceu reunião para tratar da polêmica questão do Hospital Arcanjo São Miguel, e do fechamento da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Participaram além do presidente, os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, João Teixeira, Manu Caliari, Marcão Lovato, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt , o prefeito em exercício, Luia Barbacovi, com o secretário de Saúde, Jeferson Moschem, os servidores da pasta Eduardo Barros e Volnei Desiam, e com o procurador do município, Marcos Pons. O encontro aconteceu na sala VIP do Legislativo.

Luia foi categórico. “Ajudem-nos a tranquilizar a comunidade, o Hospital e a UTI não vão fechar, pois os mesmos podem ser de uma empresa privada, mas foram adquiridos com apoio de recursos públicos e com a ajuda de nossa comunidade”. Os representantes do Executivo frisaram que tiveram algumas reuniões com a direção/administração do Arcanjo São Miguel, e que a proposta inicial era uma e em menos de quinze dias o valor mais do que dobrou. “Iniciamos com uma discussão em torno de R$ 300 mil e agora querem mais de R$ 600, isso é inviável. Não há como justificar esse aumento no repasse”, destacaram. Eles informaram que nos próximos dias terão outro encontro com os gestores do Hospital onde serão apresentadas as contas de forma clara para que o município possa tomar ciência do que está acontecendo de fato. “O que sabemos é que o hospital tem um déficit de arrecadação devido a não repasses do SUS, por parte do governo Federal e Estadual, porém enfatizamos que o município cumpre a sua parte, portanto não temos como assumir todo o ônus do valor que não é pago pelos demais governos”, declararam.

Ao final do encontro restou acordado que após o recebimento das contas por parte do Hospital os representantes do Executivo voltarão a reunir-se com os Vereadores e com quem entenderem pertinente para buscar uma solução para o caso. “Acredito que a solução mais viável é o entendimento com o Hospital no que tange aos valores, caso não consigamos isso ai sim partiremos para outras medidas mais drásticas” disse o prefeito em exercício Luia Barbacovi, enfatizando que a comunidade pode manter-se calma, pois o Hospital de Gramado não fechara, bem como a UTI se manterá aberta para atender a demanda da região, como vem acontecendo.

Data de publicação: 12/02/2016