Os vereadores promoveram na manhã de ontem (13), mais uma das rotineiras fiscalizações do Legislativo. Dessa vez o foco foi a saúde. Para tanto foram atendidos pelo secretário Jeferson Moschem, pela servidora Milena Santos, pelo farmacêutico Alexandre Kerber e por algumas outras funcionárias da pasta, com o intuito de falar sobre o PIM – Programa Primeira Infância Melhor, o TAC – Termo de Ajusta de Conduta firmado entre a Prefeitura e a ONG Consciência Animal, bem como verificar o funcionamento da Farmácia Municipal.

A primeira parte da fiscalização buscou saber mais sobre o PIM. Milena falou sobre o objetivo do programa que é orientar as famílias a partir de sua cultura e experiência, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até seis anos de idade. Ela ressaltou que as famílias são orientadas por meio de atividades específicas visando a promoção das habilidades/capacidades das crianças em seu contexto cultural, através das modalidades de atenção individual para crianças de até três anos e grupal para as demais. Milena destacou que em Gramado o PIM iniciou em 2013, ano de inicio no país, tendo suas primeiras atividades no Altos da Viação Férrea, Várzea Grande. Muitas famílias já foram atendidas pelo projeto.  Só em 2015 foram 478 famílias, e 677 pessoas, num total de 913 atendimentos grupais e 254 visitas individuais. Para tanto a equipe é formada por oito visitadoras e duas monitoras, todas das áreas de educação, social e saúde. A responsável pelo Grupo Técnico Municipal, Milena, também falou que eles seguem o disposto pelo Grupo Estadual, que coordena e passa as instruções e normas. Atualmente o PIM atende o Altos da Viação Férrea, Avenida do Trabalhador, Jardim, Três Pinheiros, Prinstrop e Vila do Sol e um novo grupo está sendo analisado, inclusive com realização de senso, nos loteamentos Celita e Casagrande. Ao finalizar essa fiscalização os Vereadores buscaram saber quanto a custos, porém o secretário Jeferson e os Vereadores chegaram a conclusão de que não é possível mensurar, pois existem variáveis, e que o mais importante está sendo atendido que é o bem estar da criança. Ainda, foram informados que existe um entendimento e uma troca de informações do PIM com o Conselho Tutelar para auxiliar no que for necessário.

Em seguida tratou-se da questão do TAC – Termo de Ajusta de Conduta firmado entre a Prefeitura e a ONG Consciência Animal. Nesse momento o secretário destacou que o TAC foi prorrogado por um mês, encerrando-se esse prazo em 31 de janeiro, pois não haviam recebido da ONG a relação do número correto de animais, suas matilhas e quantos desses estão doentes. Ele informou ainda que já possuem um local para abrigar os gatos, ‘gatil’, e aproximadamente 70/80 cães, dependendo da matilha. Jeferson destacou também que a questão da adoção ficará a cargo da Secretaria de Saúde, que hoje já é responsável pelos animais por ela recolhidos. Ao final do encontro aproveitou para acompanhar os vereadores até a Clínica Saúde Animal para que eles pudessem verificar in loco as condições dos animais e comprovar que a Secretaria possui sob sua guarda animais na clínica a mais de um ano.

Para finalizar o encontro os vereadores foram até a farmácia municipal onde o farmacêutico Alexandre informou que o sistema de monitoramento dos remédios está todo digitalizado, sendo possível o controle do estoque. Ainda falou que hoje quando os remédios chegam eles vão para o almoxarifado e dali para as farmácias. Destacou que praticamente não há falta de medicamento, acontecendo as vezes que há uma demora no envio da primeira remessa após o pedido de remédios da Farmácia do Estado. Ele ainda informou que possui 500 processos administrativos para solicitação de remédios que o estado deve fornecer, mas que todos estão chegando.

Participaram da fiscalização os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, João Teixeira e Manu Caliari.

Data de publicação: 14/01/2016